Capítulo 2 – A coerência: Processo de expansão das palavras
Texto 2: Sonhos
A) Real x sonhos
B) Ladrões, mortais.
C) Banqueiros, cardiologistas e ladrões → outros mortais.
Sonhos → guerra, políticos e baleias.
D)Sonho liga-se por associação a alma, miolos, psicanalistas e por identidade a adubo, alicerce.
E) Associa-se alma a algibeira pelo fato de ambos guardarem o que há de mais precioso, nossa bagagem, nossos sonhos.
F) Lodaçal.
G) Lodaçal, afundava, plop.
A) Real x sonhos
B) Ladrões, mortais.
C) Banqueiros, cardiologistas e ladrões → outros mortais.
Sonhos → guerra, políticos e baleias.
D)Sonho liga-se por associação a alma, miolos, psicanalistas e por identidade a adubo, alicerce.
E) Associa-se alma a algibeira pelo fato de ambos guardarem o que há de mais precioso, nossa bagagem, nossos sonhos.
F) Lodaçal.
G) Lodaçal, afundava, plop.
Texto 3: A sedução
A) A) Sedução →jogo; caçada silenciosa entre dois olhares; captura numa rede perigosa de palavras; jogo arriscado e fascinante; um jogo cuja única possibilidade de empate se chama amor.
B) B) Angústia x gozo; vencedor x perdedor
C) C) Associa-se a jogo: vencedor, troféu, perdedor e empate. Associa-se a caçada: captura e rede.
D) D) O seduzido se identifica ao perdedor e se opõe ao sedutor.
E) E) “Deixa registro” associa-se ao verbo expressar e aos substantivos poesia, literatura, consultórios de psicanálise.
F) F) “A sedução é um jogo de angústia e gozo em que perdedor e vencedor acabam em empate”
Texto 4: A classe do clássico.
A) A) Por oposição associa-se ao herói épico: grandeza e baixeza; negatividade e positividade; alto e baixo.
B) B) O herói épico é aquele que através de suas baixezas consegue alcançar a grandeza de um herói clássico.
C) C) Matar, mentir, tripudiar, enganar x metamorfosear, elevar.
D) D) Queda.
E) E) O herói trágico impotente diante de seu destino acaba se tornando um malfeitor, culminando em sua queda.
F) F) “Os heróis clássicos são heróis da classe alta...” “...Classificar a tragédia e a epopéia como gêneros maiores e ver nos seus heróis apenas o elevado...”
G) G) “... e o herói épico tem, por isso, um percurso fundamentalmente mais pelo elevado do que o herói trágico, cujo percurso é o da queda”.
H H) Oposição: grandeza x baixeza; identidade: resplandecer e elevar
I) I) Aquiles → é, perde, fica, se barbariza ao tripudiar.
Odisseu → demora a descobrir, perde, se recuperar.
Édipo → vê-se transformado.
J) J) Aquiles → grande guerreiro.
Odisseu → astuto e vencedor de Tróia.
Édipo → rei, benfeitor, malfeitor e pária social.