sábado, 20 de abril de 2013

O Livro Didático


Quais critérios devem ser adotados pelo professor na avaliação de um livro didático para o seu trabalho?

         A escolha do material didático é de extrema importância para o processo de ensino aprendizagem nos dias de hoje; pois desvalorizado e sobrecarregado, o professor, mal pago, faz dele sua bengala.  
         A responsabilidade das editoras com o compromisso de uma boa educação escolar termina quando o professor opta por usar o livro como guia para ensinar. Essa atitude restringe o ensino, unificando o processo de ensino aprendizagem tão particular de cada comunidade, impedindo o aluno de aprender de maneira prazerosa, contextualizada e dinâmica.
         Com a falta de tempo do professor para preparar aulas e o descaso do governo com a educação, realmente é preciso recorrer ao livro didático quase que diariamente. Portanto, é primordial que se faça uma boa escolha desse material que norteará o processo de ensino aprendizagem.
         Critérios bastante relevantes neste momento são: a atualização dos textos, a apresentação dos conteúdos de forma contextualizada, o ensino da gramática em prol da expressão escrita e oral do aluno - jamais isolada -, as atividades de produção textual consistentes, reflexivas, embasadas – jamais utilizadas apenas para verificar ortografia ou sintaxe - e, claro, a relevância do ensino dos conteúdos abordados no livro didático para o desenvolvimento da competência comunicativa do aluno, para o exercício de sua cidadania.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

A Didática no Século XXI


A DIDÁTICA NO SÉCULO XXI

         A palavra Didática é comumente associada ao “saber ensinar”. Mas o que significa saber ensinar na era digital da comunicação e da informação?
         Dadas as circunstâncias, torna-se totalmente arcaica a concepção de que ensinar é transmitir conhecimento. A informação, hoje, está a um click de nossas mãos. Fico imaginando aquele professor acostumado a encher o quadro com conteúdos em suas aulas – ou rende-se à informática ou estará fadado ao fracasso -. Não há como ignorar a relevância que tem o mundo da informação on-line para a educação. Até mesmo o professor, ao preparar suas aulas, utiliza-se dessa ferramenta que só tem a acrescentar na sua didática em sala de aula. É preciso adequar o processo de ensino-aprendizagem às necessidades reais dos alunos “conectados e globalizados” do século XXI.
         Saber ensinar, na era da informação, é estar constantemente dialogando com esses alunos informatizados, refletindo com eles, criticando, problematizando aquela informação que nos chega pronta pela telinha, de forma contextualizada para que possamos construir juntos o conhecimento.
Tendo a globalização como pano de fundo, é preciso enfatizar aspectos sócio-político-culturais em nossa didática. Para tanto, deve se valorizar a linguagem e cultura dos alunos, e levá-los a problematização por meio do diálogo, possibilitando a este aluno perceber-se perante o mundo de forma crítica.
A abordagem sociocultural do processo ensino-aprendizagem, defendida por Paulo Freire, prega que a educação é responsável pela passagem da consciência primitiva à consciência crítica. Desta forma, a didática do professor é voltada para o diálogo e a construção do conhecimento, possibilitando ao aluno participar de forma ativa no processo de seu aprendizado e, consequentemente adquirir uma conscientização enquanto indivíduo do século XXI.