sexta-feira, 18 de março de 2011

Respostas capítulo 1 da apostila. Confiram!

Lembrando que as respostas só serão publicadas após o visto no caderno.
Não copie apenas! Compare e tire dúvidas!
TEXTO 1: Posição de pobre
A. As palavras-chave do texto são: ricos, mendigos e pobres.
B. Os ricos estão associados à opulência, proprietários, luxo, favorecidos da fortuna, fausto, parasitas, horror ao trabalho; os mendigos à miséria, esmola, esfarrapados, andrajos, parasitas, horror ao trabalho e os pobres, enfim, são associados à suor anônimo, fundamento da sociedade, os que se agitam, penam, perseveram, cidadão, insistem em não morrer de fome, esfomeados honoráveis, explorados pelos ricos e mendigos.
C. O gráfico poderia ser uma pirâmide com os ricos no topo, os mendigos no meio e na base, como estrutura da sociedade, os pobres.
D. Os ricos prezam sua estabilidade e temem qualquer mudança. Os mendigos estão conformados com sua miséria e agradecem qualquer esmola que ganhem sem fazer esforço. Os pobres sobrevivem de seu suor e buscam melhorias.
E. Síntese: "Temendo a miséria e almejando a riqueza, os cidadãos pobres com o suor de seu trabalho dão estrutura a uma sociedade composta por ricos e mendigos acomodados."
TEXTO 2: Ética e jornalismo
A. Ideias-chave do texto: 
O jornalista é um ser-humano com opiniões próprias como qualquer outro, porém não deve deixar estas interferirem em seu trabalho.
Para trabalhar em jornal é preciso fazer um armistício (trégua) consigo próprio. 
B. Apenas junte as duas frases anteriores e terás a síntese do texto.
TEXTO 3: Uma escola para os ricos e outra para os pobres
Palavras-chave: Revolução tecnológica - escola para ricos - escola para pobres
A. Revolução tecnológica: vem do desenvolvimento do capitalismo industrial, da invenção da máquina, da utilização de novas fontes de energia.  Com a revolução tecnológica, novas classes sociais emergiram: a nascente burguesia industrial, responsável pelo progresso técnico, tomou o poder da velha aristocracia rural e uma classe operária formada pela concentração, em torno dos novos centros de produção, de uma mão-de-obra pobre e desqualificada. 
Escola para os ricos: Eram matriculadas "as crianças da elite". Além de conteúdos clássicos e literários, foram agregados à escola conteúdos técnicos e científicos, assim como um ensino superior.
Escola para os pobres: Somente escola primária, frequentada pelas "crianças do povo". Sua função era dar aos futuros operários o mínimo de cultura necessário a sua integração por baixo na sociedade industrial.
B. Creio já estar respondida esta questão no item anterior.
TEXTO 4: A timidez e a contradição
A. A unidade de sentido do texto se funda nas palavras timidez e contradição.
B e C. Responda as duas questões aqui, pois acredito que as ideias-chave sobre o tímido são também evidêndias de sua contradição. Vamos lá:
O tímido tem horror a ser notado, quanto mais a ser notório. 
O tímido procura o analista para tratar seu complexo de inferioridade, pois só ele acha que se sentir inferior é doença.
A timidez que usa para disfarçar sua extroversão tem o tamanho de um carro alegórico.
O tímido nunca tem a menor dúvida de que, quando entra numa sala, todas as atenções se voltam para ele.
Se cochicham, é sobre ele. Se riem, é dele.
O tímido nunca entra num lugar. Explode no lugar.
Para o tímido, não apenas todo mundo mas o próprio destino não pensa em outras coisa a não ser nele e no que pode fazer para embaraçá-lo.
O tímido vive acossado pela catástrofe possível.
Para o tímido, duas pessoas são uma multidão. 
O tímido é uma pessoa convencida de que é o centro do Universo, e que seu vexame ainda será lembrado quando as estrelas virarem pó.
D. Síntese do texto
"Não há pessoa mais notória que o tímido. Convencido de ser o centro do universo, acredita que tudo e todos conspiram contra sua pessoa e que seus vexames serão lembrados para sempre." 

2 comentários:

  1. a dona, você não acha que pego meio pesado na resposta da B da 2 eu sô meio lerda nao entendi. (pri)

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  2. Bom dia Professora,

    Como seria o resumo do primeiro texto, posição de pobre.

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