segunda-feira, 28 de março de 2011

Respostas capítulo 2 da apostila.

Capítulo 2 – A coerência: Processo de expansão das palavras
 Respostas

Texto 2: Sonhos
      A)  Real x sonhos
            B) Ladrões, mortais.
      C) Banqueiros, cardiologistas e ladrões → outros mortais.
          Sonhos → guerra, políticos e baleias.
      D)Sonho liga-se por associação a alma, miolos, psicanalistas e por identidade a adubo, alicerce.
            E) Associa-se alma a algibeira pelo fato de ambos guardarem o que há de mais precioso, nossa bagagem, nossos sonhos.
               F) Lodaçal.
               G) Lodaçal, afundava, plop.

Texto 3: A sedução
A)               A) Sedução →jogo; caçada silenciosa entre dois olhares; captura numa rede perigosa de palavras; jogo arriscado e fascinante; um jogo cuja única possibilidade de empate se chama amor.
B)        B)   Angústia x gozo; vencedor x perdedor
C)        C) Associa-se a jogo: vencedor, troféu, perdedor e empate. Associa-se a caçada: captura e rede.
D)        D) O seduzido se identifica ao perdedor e se opõe ao sedutor.
E)        E)    “Deixa registro” associa-se ao verbo expressar e aos substantivos poesia, literatura, consultórios de psicanálise.
F)                F)   “A sedução é um jogo de angústia e gozo em que perdedor e vencedor acabam em empate”

Texto 4: A classe do clássico.
A)               A) Por oposição associa-se ao herói épico: grandeza e baixeza; negatividade e positividade; alto e baixo.
B)        B)   O herói épico é aquele que através de suas baixezas consegue alcançar a grandeza de um herói clássico.
C)              C) Matar, mentir, tripudiar, enganar x metamorfosear, elevar.
D)        D)  Queda.
E)                E)  O herói trágico impotente diante de seu destino acaba se tornando um malfeitor, culminando em sua queda.
F)         F)  “Os heróis clássicos são heróis da classe alta...”  “...Classificar a tragédia e a epopéia como gêneros maiores e ver nos seus heróis apenas o elevado...”
G)        G)   “... e o herói épico tem, por isso, um percurso fundamentalmente mais pelo elevado do que o herói trágico, cujo percurso é o da queda”.
H         H)  Oposição: grandeza x baixeza; identidade: resplandecer e elevar
I)                    I) Aquiles → é, perde, fica, se barbariza ao tripudiar.
Odisseu → demora a descobrir, perde, se recuperar.
Édipo → vê-se transformado.
J)          J)  Aquiles → grande guerreiro.
Odisseu → astuto e vencedor de Tróia.
Édipo → rei, benfeitor, malfeitor e pária social.

4 comentários:

  1. OOO, Dona vc não vai coloca as respostas do cap 3, eu nao estou indo na escola, mais entro no seu blog todo dia pra ver, se vc posto coisas novas.

    ResponderExcluir
  2. voce tem a resposta do capitulo 4? paralelismo? estou com muita duvida e preciso muito dessa nota... favor enviar e-mail fernanda.girl2007@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá professora, a senhora poderia falar sobre o texto (estrutura da escola).

    ResponderExcluir
  4. Olá professora, a senhora tem a resposta do cap.2 texto 1 ?

    ResponderExcluir