sábado, 20 de abril de 2013

O Livro Didático


Quais critérios devem ser adotados pelo professor na avaliação de um livro didático para o seu trabalho?

         A escolha do material didático é de extrema importância para o processo de ensino aprendizagem nos dias de hoje; pois desvalorizado e sobrecarregado, o professor, mal pago, faz dele sua bengala.  
         A responsabilidade das editoras com o compromisso de uma boa educação escolar termina quando o professor opta por usar o livro como guia para ensinar. Essa atitude restringe o ensino, unificando o processo de ensino aprendizagem tão particular de cada comunidade, impedindo o aluno de aprender de maneira prazerosa, contextualizada e dinâmica.
         Com a falta de tempo do professor para preparar aulas e o descaso do governo com a educação, realmente é preciso recorrer ao livro didático quase que diariamente. Portanto, é primordial que se faça uma boa escolha desse material que norteará o processo de ensino aprendizagem.
         Critérios bastante relevantes neste momento são: a atualização dos textos, a apresentação dos conteúdos de forma contextualizada, o ensino da gramática em prol da expressão escrita e oral do aluno - jamais isolada -, as atividades de produção textual consistentes, reflexivas, embasadas – jamais utilizadas apenas para verificar ortografia ou sintaxe - e, claro, a relevância do ensino dos conteúdos abordados no livro didático para o desenvolvimento da competência comunicativa do aluno, para o exercício de sua cidadania.

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