sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Leitura



Há mais coisas entre o texto e o leitor do que supõe a nossa vã filosofia.

Ah! A Leitura! Sempre nos surpreendendo, exigindo nossa máxima atenção. Um deslize e você está fora! Fora do seu contexto. Sim. A leitura faz parte de um contexto e que seja o mesmo em que você está inserido, porque se não, meu caro, há de se desdobrar para absorvê-la. Lembrando que leitura se faz não somente de um texto escrito, mas da fala de alguém, de imagens, de gestos, de expressões e de tantas outras formas de linguagem e que para obtermos uma leitura correta é preciso que se faça inferências.
A leitura faz parte da nossa competência comunicativa, estamos constantemente lendo, nossos conhecimentos prévios de mundo e nosso acervo lingüístico nos possibilita esta prática. Basta saber se estamos lendo de forma consciente, se somos capazes de inferir informações implícitas no texto, de ler nas entrelinhas, de identificarmos o real significado de um significante, tomando o referente como ponto de partida, e mais, de refletirmos e tomarmos posições diante do que nos é apresentado. Saber ler é uma habilidade adquirida com prática.
O que fazer para adquirirmos essa prática?  Sabendo que nosso desempenho como leitores vai ao encontro de nossas expectativas enquanto ser pensante?
Primeiramente é preciso que se tome consciência do porquê vou fazer tal leitura. Procuro respostas? Quero saber mais sobre determinado assunto? É por que gosto do “texto” e este me proporciona momentos de prazer ou simplesmente porque quero fazer da leitura uma forma de expressão? Estando o objetivo da leitura compreendido, somos motivados a fazê-la. Há uma razão concreta para praticá-la. A partir de então, atentos ao seu chamado e conscientes de sua importância, tornamo-nos leitores ativos e aos poucos conhecedores das “coisas que há entre o leitor e o texto”. 

                                                                                                                               Karen Schiller

Nenhum comentário:

Postar um comentário