quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

A leitura e a interpretação

A Leitura e a Interpretação de Texto

Começo esta última atividade da disciplina “Ensino de leitura e interpretação de textos” com uma pergunta: É possível ler um texto sem interpretá-lo? Segundo o dicionário Houaiss, interpretar é “deduzir o sentido de”. Claro que não me aterei ao outro significado da palavra, pois não tratarei aqui de artistas, mas de leitores.
De acordo com o pesquisador estudado nessa disciplina, Délcio Vieira Salomon, existe o bom e o mau leitor. Entre as características desse último, apontadas pelo pesquisador estão: a leitura vagarosa, sem finalidade; a dificuldade de compreensão do sentido de uma frase inteira e a falta de criticidade.
Bem, se interpretar é deduzir o sentido do texto, ou seja, concluir logicamente o que o autor quis dizer, a questão é: será que com essas características, o leitor consegue interpretar o que leu? Provavelmente não.  E ainda que consiga, certamente fará uma má interpretação do que foi lido. Mas como, então, fazer com que o mau leitor adquira qualidades que são inerentes ao bom leitor?
Para responder essa questão, recorro novamente a Salomon. O pesquisador propõe algumas condições para que se faça uma leitura proveitosa, tais quais: ambiente sossegado, luz direcionada, mesmo local e horário para todas as leituras, audição, visão e respiração normais; posição correta do livro, posição correta do corpo, foco e propósito definido. Essas condições físicas, fisiológicas e psíquicas apontadas por Salomon, se não ajudarem, com certeza não prejudicarão a leitura. Mas além dessas condições, o pesquisador ainda menciona a importância do campo de visão do leitor, que segundo ele, quanto maior, mais facilmente se dará a compreensão da frase, ou até mesmo do parágrafo lido.  Acredito que o domínio dessa técnica dos olhos é adquirida pelo hábito da leitura.
Feitas as devidas considerações, concluo que a leitura com interpretação, não artística, mas lógica, se dá quando o leitor se propõe a fazer uma leitura com intenção, consciente, focada num objetivo. O que, para os maus leitores, provavelmente, só ocorrerá quando esses aceitarem as condições propostas por Salomon.
Enfim, assim caminha a Humanidade... com seus bons e maus leitores e suas boas ou más interpretações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário