quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Sobre a leitura...



O bom leitor e seu campo de visão

            O que difere um bom leitor de um mau leitor, segundo Salomon, são os hábitos de leitura.  Incluim-se nesses hábitos os movimentos com os lábios, os dedos e a cabeça; movimentos esses que estão intimamente relacionados com o emprego dos olhos.  
            Salomon afirma que ao lermos mexendo os lábios, tornamos a leitura vagarosa. Todo texto pede um ritmo, e é ele que nos guia para a compreensão do sentido de cada enunciado dentro de uma unidade textual.
            O movimento da cabeça, de acordo com o pesquisador, assume o papel dos olhos. Enquanto seguimos a extensão do texto com a cabeça, deixamos de olhar para o conjunto de palavras que envolvem o enunciado, prejudicando a compreensão da ideia que esse trouxe ao texto. Do mesmo modo ocorre a leitura feita com a ajuda do dedo; sem perceber, o leitor faz com o dedo o que deveria fazer com os olhos, que têm um campo maior de visão; prejudicando assim o entendimento do enunciado.
            Ainda sob esse aspecto, Salomon menciona que o mau leitor por ler palavras isoladas, tende a voltar a vista e ligar palavras sem sentido, prejudicando a compreensão daquilo que leu.
            O campo de visão de um bom leitor é amplo, facilitando a leitura e a compreensão do texto. Ele não se detém em uma palavra, vai além... não lê frase por frase, mas boa parte do texto, parando raramente para fazer uma fixação de ideia; enquanto o leitor com um campo de visão delimitado, para a cada frase para memorizar a ideia transmitida, fazendo várias pausas durante a leitura, transformando o texto num quebra-cabeça.
            Ainda de acordo com Salomon, velocidade e compreensão de leitura costumam andar juntas. Portanto, quanto maior o campo de visão do leitor, mais rápida se torna a leitura e mais rápido se estabelece o sentido daquilo que leu.
Constatada a importância dos hábitos de leitura para uma compreensão mais rápida e eficaz das ideias de um texto, concluí-se que, enquanto, ao terminar a leitura, o bom leitor estará pronto para avaliar o que leu, o mau leitor ainda estará tentando montar o seu quebra-cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário