COMO PODE SER
MELHORADO O ENSINO DE REDAÇÃO NA ESCOLA?
Constatado, por meio de redações de
vestibulandos e de avaliações diagnósticas, o desempenho ruim dos alunos no que
tange ao domínio da produção escrita, faz-se necessária uma adequação dos
parâmetros curriculares, da gestão escolar e da metodologia do professor em prol
do desenvolvimento da competência comunicativa do aluno, que é o principal
objetivo do ensino da língua materna.
Há pouco tempo tínhamos o estudo da
gramática isolado da redação escolar. A nova concepção de ensino da língua
trouxe um ganho enorme para a prática da redação. Hoje, trabalhamos a
lingüística textual - que nada mais é do que a aplicação da gramática na
prática, ou seja, na produção de mensagens expressivas que possibilitam ao
aluno participar da sociedade de maneira ativa e crítica - dando a estas a
coesão e a coerência necessárias à unidade de sentido.
Se o estudo da língua mudou, antes foi
porque os parâmetros curriculares mudaram. Sendo assim, por que ainda persistem,
professores, coordenadores e diretores, no ensino arcaico da língua? Não
responsabilizo apenas o docente porque, muitas vezes, os mesmos são cobrados
pela gestão administrativa da escola a apresentar conteúdo puramente gramatical
em seus planejamentos, que devem constar nos cadernos dos alunos – e se estes
não estiverem cheios de conteúdos... “o professor não passa matéria”, “o
professor não ensina nada”... – Como se encher o quadro com regras de
acentuação fosse melhorar o desempenho do aluno na escrita!
A verdade é que há uma lacuna muito grande
entre a teoria e a prática. Muda-se o plano de ensino, mas a metodologia
continua a mesma. Continua-se ensinando as regras de uso da língua, em vez se
ensinar o uso eficaz desta. O despreparo do professor para o trabalho com a
gramática internalizada e reflexiva, inerentes às expressões orais e escritas,
impede a integração das práticas pedagógicas de leitura, de interpretação de
texto e de gramática, prejudicando a competência comunicativa do aluno.
Partindo da premissa que o ensino da
língua é uma unidade, em que articulam-se gramática, interpretação de texto,
leitura e escrita; é preciso repensar as técnicas utilizadas pelo
professor no processo de ensino-aprendizagem da produção textual. Para tanto, é
preciso reconhecer as falhas nesse processo. Serão os temas escolhidos que não
atraem os alunos? A maneira como são apresentados? A forma de cobrança da
escrita? A postura do professor? A sequência das tarefas? A falta de diálogo? O
tempo utilizado? A falta de preparo do professor? A ausência de pré -
requisitos para a tarefa exigida? Enfim, assinalam-se os erros para então
corrigi-los.
É imprescindível para a melhora do
ensino de redação na escola, que o professor mantenha o foco na competência
comunicativa do discente. Desta forma, será mais fácil avaliar a qualidade de
suas aulas e adequar o método de ensino às necessidades dos alunos.
Karen Schiller
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