sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Exercícios resolvidos de análise sintática


EXERCÍCIOS DE ANÁLISE SINTÁTICA DO PERÍODO   
RESOLVIDOS
1)      A dor era tanta que o menino desmaiou.
2)      Embora chova, iremos faze compras.
3)      A verdade não se impacienta, porque é eterna.
4)      Sobe, porque quero te mostrar um livro.
5)      O Manuel tem dinheiro, pois comprou um carro novo.
6)      O Vítor domina o vocabulário porque lê muito.
7)      Aplaudiram o orador porque o discurso foi brilhante.
8)      Fique calma, pois já vamos resolver o problema.
9)      Não responda, menina, que ela é sua mãe, e quer seu bem.
10)  O homem lutou como um leão.
11)  Iremos a Recife, se Deus quiser.
12)  Eram chamados à medida que recebiam o visto.
13)  Fiz o trabalho conforme o professor pediu.
14)  Viajou, logo que passou a chuva.
15)  Chamei-o para que ouça a verdade.
16)  Encontrei a solução para o problema que parecia complexo.
17)  Achei o livro que você me recomendou.
18)  Esta é a pessoa a quem fiz referência em nossa conversa.
19)  As horas passam, os homens caem, a poesia fica.
20)  O André disse que temos um vencedor que trouxe material novo.
21)  O moleque arregalou os olhos, e eu pensei que ia ouvir as pancadas do seu coração.
22)  Será uma vida nova, começará hoje.
23)  A Grécia seduzia-o, mas Roma dominava-o.
24)  Ouço música, logo ainda não me enterraram.
25)  É necessário que venhas urgente, ou não farás mais a prova.
26)  O homem que eu te falei, não esperava que você viesse.
27)  Não me esqueço de que estavas doente quando ela nasceu.
28)  A verdade é que eu não escrevi o bilhete como você pediu.
29)  Maria, que foi minha aluna, chegou antes que Julia.
30)  As doenças, que são um flagelo da humanidade, já mataram muita gente.
31)  O ministro não pediu demissão e manteve sua posição anterior.
32)  O ministro pediu demissão, mas o presidente não a aceitou.
33)  Peçam a demissão dos seus assessores, pois eles pouco fazem para o bem do povo.
34)  Os assessores pouco fazem pelo povo; devem, pois, deixar seus cargos.
35)  O Congresso deve ser soberano, ou perderá a legitimidade.
36)  Tenho certeza de que ele faria o que pudesse para ajudá-la.
37)  Eu, que não entendo nada de física, acertei mais questões que você.
38)  Falava com tanta naturalidade, que convencia a si mesmo.
39)  Era necessário que falasse alto para que todos a escutassem se não o público perderia o interesse.
40)  Ainda que não dessem dinheiro, poderiam colaborar com o trabalho quando fosse necessário.
41)  Conforme foi sugerido, eu deixei a porta que fica para os fundos aberta, porém alguém a fechou.
42)  Elas entraram na festa, enquanto o porteiro, que era meu amigo, falava com a filha.
43)  Ele viu um grupo de homens conversando.
44)  Acabada a aula, foram embora.
45)  Só conhecei do amor, que imaginei tão lindo, o mal que ele me fez.
46)  Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá; as aves, que aqui gorjeiam, não gorjeiam como lá.
47) Reconhecido seu direito, teriam tido outro comportamento. 
48) Acossado pela política, não se entregou. 
49) Quebradas as pernas, não pôde correr. 
50) Querendo, você conseguirá obter resultados positivos nos exames. 
51) Desconfiando de suas palavras, dispensei-o. 
52) É certo ter ocorrido uma disputa de desinteressados.
53) Respondeu estarem fechadas as matrículas. 
54) Aconselho-te a sair imediatamente.
55) Seu desejo era adquirir um automóvel. 
56) Maíra estava disposta a sair da casa.  
57) Fez uma proposta a sua companheira: viajarem pelo interior, no fim do ano.  
58) Chegou para poder colaborar. 
59) Alegraram-se ao receberem os campeões. 
60) Não obstante ser ainda jovem, conquistou posições invejáveis. 
61) Não poderá voltar ao trabalho sem me avisar com antecedência. 
62) Não compareceu por se encontrar doente. 
63) É alegre de fazer inveja. 

 Em breve o gabarito!!

Um comentário: