Ignorância também é vício
Há uma série
de dados estarrecedores no relatório da CPI do Narcotráfico, a ser divulgado
oficialmente na próxima semana. Um ponto, entretanto, merece destaque: de
acordo com o documento, haveria hoje sete milhões de consumidores de drogas –
quase três vezes a população de uma cidade como Belo Horizonte. Mas apenas duas
mil vagas em hospitais para o tratamento de viciados.
Daí a
importância de sugestões, também embutidas no relatório, destinadas a prevenir
e remediar. Prevenir significa, basicamente, educar – e nesse campo o Brasil
está na pré-história. Não se vê nada parecido com as campanhas contra a Aids. A
CPI propõe (e acertadamente, diga-se) um engajamento das escolas públicas e
privadas. De início, pede um “Departamento Nacional de prevenção às Drogas¨, no
Ministério da Educação.
É sugerida a
inclusão nos currículos escolares de uma matéria sobre drogas – além de
propiciarem cursos de formação e reciclagem dos professores. Em cada
estabelecimento, haveria um “grupo de prevenção”. O caminho é mesmo por aí: o
Brasil não tem dinheiro para gastar na repressão como nos Estados Unidos. E,
além disso, nem se sabe se a repressão funciona mesmo. Num país em que morrem
220 mil crianças antes de completarem um ano, nunca o combate às drogas será
prioridade nas verbas sociais.
As drogas são
mais uma faceta da “República da Ignorância” - ou seja, somos um país de
desinformados. Mulheres não sabem como evitar filhos, mesmo desejando famílias
pequenas. Milhões de crianças morrem por falta de cuidados elementares, devido
ao despreparo das mães – aliás, esta relação foi cientificamente medida em
documento do IBGE sobre crianças e adolescentes, recém-lançado. No Ceará,
apenas com a divulgação de procedimentos básicos de saúde, a mortalidade
infantil caiu, em três anos, 34%.
Em países
desenvolvidos, onde o ensino é de melhor qualidade e mais democratizado, o
vício é uma tragédia, ligado a desajustes emocionais, familiares e econômicos.
Imagina-se, então, como será o Brasil sem nenhum tipo de prevenção, onde a
imensa maioria dos pais e alunos são analfabetos em tóxicos. Não é à toa
que quanto maior a pobreza, maior a ignorância, o desajuste familiar e
emocional e, portanto, maior a ação das drogas. Basta lembrar que de cada cem
meninos de rua pelo menos 80 são viciados em algum tipo de tóxico.
EXERCÍCIOS DE COESÃO
1. No primeiro
parágrafo do texto há uma oposição de idéias. Resuma essa oposição numa só
frase usando as palavras: hospitais,
consumidores de drogas, Brasil, no entanto, duas mil vagas.
2. Reescreva
sua frase acima, mantendo a mesma idéia de oposição. Use o conectivo apesar de.
3. Releia o
segundo parágrafo do texto e complete a seguinte frase: Como o Brasil ainda está na pré-história em termos de educação, ...
4. Reescreva a
frase anterior, invertendo a ordem dos segmentos.
5. No início
do terceiro parágrafo há duas idéias que se adicionam. Reescreva-as numa só
frase usando o conectivo e.
6. Com base no
terceiro parágrafo, utilize-se de um conectivo de condição (se, caso, salvo se, a menos que, desde que,
contanto que) e escreva uma frase em que fiquem claros os meios de que o
Brasil pode lançar mão para vencer as drogas.
7. Complete
cada frase de acordo com a sugestão que aparece entre parênteses:
No Brasil
morrem 220 mil crianças antes de completar um ano, ... (conclusão:enfim, portanto...)
Ninguém sabe
se a repressão às drogas funciona mesmo, ... (oposição: mas, porém, contudo...)
O Brasil só se
livrará das drogas ... (tempo: quando,
depois que...)
8. O segmento
em itálico exprime causa. Reescreva-o utilizando um dos conectivos dessa área: já que, visto que, uma vez que, porque ou
como:
Milhões de
crianças morrem por falta de cuidados elementares, devido ao despreparo das mães.
9. Complete a
frase com um segmento que exprima a idéia de conseqüência: (logo,como resultado...)
No Ceará, o
governo fez uma campanha de divulgação dos procedimentos básicos de saúde, ...
10. Releia o
último parágrafo e elabore duas frases que o interpretem. Conserve as primeiras
palavras que lhe fornecemos:
Se o Brasil...
Como a maioria
dos pais e alunos...
OBS: Como
– No início da frase exprime idéia de causa.
Ex: “Como as mães são despreparadas, milhões de
crianças morrem sem os cuidados elementares.”
Como – No meio da frase exprime idéia de comparação.
Ex: “Assim como o Brasil existem outros países
pobres em educação.”
|
Por favor poderia me passar as respostas para eu poder corrigir?
ResponderExcluirPoderia me passar as respostas
ResponderExcluirPoderia me passar as resposta por favor
ResponderExcluirComo posso ver as respostas para poder corrigir, pois passei os exercícios ao meu filho e não tenho certeza
ResponderExcluir