sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Quiz para 2º ano do ensino médio: Literatura


ENVELOPE 1 – LITERATURA
1) Qual o nome do poeta do arcadismo, também conhecido como Neoclassicismo, que já evidenciava características do Romantismo?            Bocage
2) Quais são as três palavras de ordem que caracterizam o século XIX, A Revolução francesa e o Romantismo?
LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE
3) Evidencie por meio de obras literárias, o início e o término do Romantismo no Brasil.
Início em 1836 com “Suspiros Poéticos e Saudades” de Gonçalves de Magalhães e fim em 1881 com “Memórias póstumas de Brás Cubas” de Machado de Assis.
4) Cite pelo menos 3 características marcantes do Romantismo.
Liberdade de expressão e criação, Individualismo (egocentrismo), Emoção, Escapismo, Nacionalismo, Historicismo, Medievalismo, Tradições populares, Pessimismo, Crítica social.
5) Dê as características das 3 gerações românticas de Portugal.
1ª = Nacionalismo, presos as características clássicas, as formas de criação fixas. Em Portugal escreviam romances históricos e medievalistas e no Brasil romances indianistas.
2ª = Ultra-romântica, exagero do subjetivismo e do emocionalismo: tédio, melancolia, devaneio, sonho, desejo da morte: mal do século.
3ª = antecipa características do Realismo, o pessimismo e o escapismo cedem lugar a uma literatura de tom exaltado, engajada nos grandes debates sociais e políticos da época.
6) Identifique os 7 personagens de “Senhora” de José de Alencar.
Fernando Seixas, Aurélia Camargo, Dona Emília (mãe de Aurélia), Pedro Camargo (pai de Aurélia), Lourenço Camargo (avô de Aurélia), Dona Firmina (companhia de Aurélia) e Lemos (tio de Aurélia).
7) O tempo narrado em Senhora é tanto cronológico como psicológico e se passa em que século? Identifique também o espaço, local onde se passa a história.
Século XIX no Rio de Janeiro.
8) Qual foi a primeira grande prosa romântica e quem a escreveu?
“A Moreninha” de Joaquim Manuel de Macedo, escrita em 1844, época dos folhetins.
9) Como era composta a 1ª geração romântica brasileira indianista na década de 1830 e 1840? Quem foi o autor dessa geração que redimensionou a imagem do índio, intitulado o principal autor da época? Como o índio era visto em suas obras?
Gonçalves de Magalhães e Gonçalves Dias que tinha o índio como o “bom selvagem”, bonito, belo e forte. Homem honesto, espírito nobre, leal, idealizado a partir do ideal cavalheiresco europeu.
10) Almeida Garret e Alexandre Herculano fazem parte de qual geração romântica? Qual deles escreveu “Anjo és”, poema que fala da rendição do homem ao poder da mulher e do estereótipo de anjo que não vê na amada.
1ª geração romântica de Portugal. Almeida Garret que escreveu “ Anjo és”.
ENVELOPE 2 – LITERATURA
1) Uma das características do neoclassicismo ou arcadismo, é a forma fixa chamada soneto. Quais são suas características?
2 QUARTETOS E 2 TERCETOS COM VERSOS DECASSÍLABOS RIMADOS.
2) O Romantismo em Portugal teve início em 1825 com a publicação do poema “Camões” de Almeida Garret. Comente sobre o término do período.
O Romantismo em Portugal terminou em 1865 com a Questão Coimbrã que foi uma polêmica entre os românticos e os jovens revolucionários das faculdades de Coimbrã, liderados por Antero de Quental, dando início ao Realismo.
3) Uma das características do Romantismo é o “Escapismo”. Fale a respeito.
O que conduz o poeta ao escapismo é o tédio de viver, também chamado de “mal do século”, que corresponde a 2ª geração romântica. Existem diversas formas de escapismo: narrativas de aventuras ambientadas em lugares exóticos ou num passado misterioso; narrativas fantásticas, envolvendo o sobrenatural; o culto da imaginação: o devaneio, o sonho, o delírio, os ambientes noturnos; a morte como última solução para o indivíduo.
4) Cite os dois principais poetas da 2ª geração romântica brasileira, a geração ultra-romântica de 1840 e 1850. No título “Lira dos vinte anos”, um dos poetas dessa geração evidencia a característica marcante da época. Qual?
Álvares de Azevedo e Casimiro de Abreu. Álvares de Azevedo evidencia a juventude e a imaturidade do autor.
5) Como é dividido os capítulos do romance urbano “Senhora”, de José de Alencar?
O preço, quitação, Posse e Resgate.
6) Justifique os títulos acima.
O preço = Aurélia põe preço no seu noivo. Momentos atuais; Quitação = passado das personagens, o casamento se concretiza no presente; Posse = quarto do casal, hipocrisia conjugal; Resgate = Fernando devolve o dote. Eles acabam juntos e felizes.
7) Quais eram os três principais temas do Romantismo? Fale sobre eles.
Nacionalismo = Volta ao passado, às origens de cada Nação. Grandes feitos e grandes heróis. No Brasil cria-se o mito do bom selvagem. Exaltação da paisagem natural brasileira.  -   Religiosidade = Retomada ao Cristianismo. -   Idealização = do amor (sentimento essencial) e da mulher (anjo virgem com forte sensualismo)
8) Dentro da prosa romântica tivemos um autor que conseguiu se expressar dentro dos 4 tipos de romances. Quem é este autor? Cite pelo menos duas obras escritas por ele de tipos românticos diferentes.
José de Alencar. “Senhora”, “Lucíola”, romance urbano - “Iracema”, “O Guarani”, romance indianista – “O Gaúcho”, “O Sertanejo”, “O tronco do Ipê”, romance regionalista  -  “A Guerra dos Mascates”, “Alfarrábios”, “As minas de prata”, romance histórico.
9) Qual foi a principal tendência do Romantismo brasileiro? Principal característica.        O Indianismo.
10) O que foi a poesia condoreira? Quem foi seu principal representante?
A poesia condoreira faz parte da 3ª geração romântica brasileira, social e libertária. O condor foi escolhido como símbolo pelo alto vôo da imaginação a serviço da liberdade. O tom exaltado e retórico emociona e convence o público. Seu principal representante foi Castro Alves (1847 – 1871)
ENVELOPE 3 – LITERATURA
1) Como foi dividida as 3 gerações românticas brasileiras quanto as temáticas?
1ª = Temática Nacionalista, Indianista.   -   2ª = Ultra-romântica. Emocionalismo romântico, fantasias, pessimismo.      3ª = Condoreira. Temática sócia, política e libertária.
2) Cite o nome do principal autor da terceira geração romântica brasileira, cujos temas tratados em suas obras eram a natureza, o amor e a problemática social. Qual foi o tema que ele mais tratou e que nome foi dado a ele por se referir tanto a essa temática?
Castro Alves.(1847-1871) Falava sobre os escravos, participou da campanha abolicionista. “O Poeta dos escravos”.
3) A criação do teatro nacional, a comédia de costumes como “O Judas no Sábado de Aleluia” e “O Juiz de Paz na Roça” é autoria de qual autor?             
Martins Pena (1815 – 1848)
4) Fale sobre o enredo do romance “Senhora”, de José de Alencar.
O casamento por interesse; o conflito entre amor e interesse econômico; o valor do dinheiro.
5) Que tipo de narrador foi usado na obra “Senhora”?
Narrador em 3ª pessoa, Onisciente, que observa, tudo vê, tudo sabe. Por vezes em 1ª pessoa torna-se narrador intruso (não está envolvido na história).
6) Cite o principal poeta da segunda geração romântica de Portugal e sua obra que tem como personagens principais Simão Botelho e Teresa de Albuquerque. Obra que fala do amor impossível como Romeu e Julieta
Camilo Castelo Branco, a obra é “Amor de Perdição”. Geração ultra-romântica: sofrimento, pessimismo...
7) Quem são os poetas da terceira geração romântica de Portugal que já prenunciam o realismo(1860)? Qual deles escreveu “As pupilas do senhor reitor”, romance mais popular do autor adaptado em telenovelas, em que idealiza a vida de uma aldeia portuguesa na harmonia e tranqüilidade do dia a dia?
João de Deus e Júlio Dinis. Quem escreveu foi Júlio Dinis.
8) Sobre o que fala a Canção do Exílio de Gonçalves Dias?
Fala da saudade do autor de sua terra Natal, o Brasil; já que estava exilado.
9) Quais são as principais características românticas encontradas no poema “Canção do exílio”, escrito por Gonçalves Dias, poeta pertencente a 1ª geração romântica brasileira?
Nacionalismo, descrição da natureza e emocionalismo (saudade da terra Natal)
10) Álvares de Azevedo, poeta da 2ª geração romântica brasileira, mal do século, em sua poesia só deixa transparecer o aspecto inocente da relação espírito-matéria (imagem fantasma da mulher amada)? Justifique sua resposta.
Não. Pelo contrário, Álvares de Azevedo por pertencer a geração ultra-romântica, evidenciava todo o desespero, a melancolia, o exagero deste amor idealizado.

5 comentários:

  1. Sou professora e achei muito boa a ideia dos envelopes pois é uma oportunidade para trabalhar uma atividade diferenciada na sala de aula, como por exemplo fazer um campeonato entre as salas (2A e 2B) com entrega de medalhas para a sala vencedora. Os alunos aceitarão a ideia e ficarão contentes pois gostam de "ver quem é o melhor". kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Sou professora e achei muito boa a ideia dos envelopes pois é uma oportunidade para trabalhar uma atividade diferenciada na sala de aula, como por exemplo fazer um campeonato entre as salas (2A e 2B) com entrega de medalhas para a sala vencedora. Os alunos aceitarão a ideia e ficarão contentes pois gostam de "ver quem é o melhor". kkkkk

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela ajuda. Os envelopes são interessantes, mas tb vou adotar a ideia de um livro. Vou fazer um livro usando caixas para que os alunos tirem as questões a serem respondidas.

    ResponderExcluir
  4. muito obrigado por disponibilizar esta atividade, professora. precisamos mesmo de atividades mais diferenciadas para atrair a atenção dos alunos e das alunas. hoje em dia tá bem dificil fazer com que eles assimilem a matéria.

    ResponderExcluir
  5. adorei me ajudou muito com meu trabalho obrigado ... Lavinia

    ResponderExcluir