sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Texto teatral infantil - Autora Karen Schiller


CONFUSÃO ENCANTADA
Espetáculo infantil de Karen Schiller
Registrada em 05/07/2012 

Release


CONFUSÃO ENCANTADA é uma peça que permite ao público acompanhar os bastidores da montagem de um espetáculo teatral. Ao entrar no teatro, a platéia já se depara com todo elenco no palco preparando-se para o ensaio de três peças: “Branca de Neve”, “A Bela adormecida” e “Cinderela”. É quando entra o diretor anunciando que nenhum teatro quer colocar em cartaz essas peças. “É preciso inovar”, diz ele. Neste momento, os Deuses do teatro interferem causando o entrelace das três peças. A grande confusão se dá porque nada estava pronto para tal inovação: o cenário é único, as músicas ainda não haviam sido selecionadas, o elenco não estava preparado, nem ao menos o produtor e o diretor sabiam ao certo o que poderia acontecer. O público então nem se fala. Com certeza, todos esperavam assistir as velhas histórias encantadas. Porém, a grande confusão está armada. E que os Deuses do teatro nos ajudem no desfecho desta história encantada.

Karen Schiller














Personagens:

Diretor da companhia
Arthur (produtor da companhia)
Alex (Operador de som)
Branca de Neve
Cinderela
Bela Adormecida
Príncipe (das três peças)
Fada (de “Cinderela e “A Bela Adormecida”)
Bruxa da Branca de Neve
Bruxa Malévola (da Bela Adormecida)
Lenhador (Jason com sua serra elétrica “de brinquedo”)
Dois anões
Madrasta da Cinderela
Anastácia (filha da madrasta)
Grisela (filha da madrasta)
Pai da Bela Adormecida






















A peça tem como cenário o próprio teatro que serve como sede de um grupo teatral falido. A ordem dos acontecimentos é cronológica. O elenco já no palco devidamente caracterizado em seus personagens aguarda a chegada do diretor e do produtor da companhia para iniciar os ensaios das três peças teatrais programados para aquele dia. Armada a confusão um único ensaio se dá unindo os três contos de fadas em um só.
Cenário montado para o primeiro ensaio do dia: Branca de Neve : Uma floresta a caminho da casa dos anões. No meio da platéia há uma cadeira alta preta escrita “DIRETOR”.

Início do espetáculo: A cortina está aberta e todo o elenco está no palco fazendo aquecimento de voz. Ao final do aquecimento entra o diretor atrasado, falando ao celular. Ele carrega uma pilha de papel na mão. Atrás dele vem o produtor. Todos param o aquecimento e aguardam instruções do diretor. O produtor dá uma checada no cenário e nos figurinos dos atores.

DIRETOR (desligando o celular): Arthur! Acabei de ter a resposta do teatro Gomes, ninguém quer colocar em cartaz peças como Cinderela, Branca de Neve, A Bela Adormecida (mostrando o roteiro de cada peça)... são peças manjadas, já foram remontadas milhões de vezes. Precisamos inovar! Se ainda tivéssemos feito uma releitura. Só os Deuses do teatro podem nos ajudar agora! 
Neste momento entra um barulho de trovão, as luzes do teatro começam a piscar e um vento forte derruba os textos das mãos do diretor. Entra o operador de som pela porta do teatro.
ALEX: O que está acontecendo?
DIRETOR (juntando as folhas aleatoriamente do chão e gostando do que está lendo): Alex, esqueça o roteiro de som da Branca de Neve, vá para a cabine e faça o melhor que puder. Arthur, leve o elenco para o camarim e siga este roteiro. (entrega as folhas fora de ordem para o produtor).
ALEX E ARTHUR: Mas...
ARTHUR: E o ensaio da Branca de neve? Da Cinderela? Da Bela Adormecida? Todos programados para hoje. O elenco das três peças estão aqui. (aponta para o elenco que não está entendendo nada).
DIRETOR: O elenco todo aqui... isto foi providencial! Não se preocupe Arthur, nós vamos ensaiar as três peças... só que ao mesmo tempo! E claro com algumas modificações... conto com você Arthur!
ARTHUR: Diretor, eu não sei se dou conta... e o elenco ficará confuso... e o cenário? Montamos o cenário da floresta de Branca de Neve, como ficará o cenário?
DIRETOR: Bem... os intelectuais vão achar que é alguma proposta de direção e vão ficar meses estudando a peça para entender e o público em geral vai no mínimo achar bonitinho. Agora vá para a coxia Arthur. Vamos começar o ensaio!
PRODUTOR: Diretor, o príncipe das três histórias é representado pelo mesmo ator.
DIRETOR: Quem faz o príncipe?
PRÍNCIPE: Eu!
DIRETOR: Você terá que fazer o príncipe das três princesas.
PRÍNCIPE: Mas eu não sei se dou conta.
LENHADOR: Deixa comigo, diretor! (apresentando-se confiante ao diretor que não lhe dá confiança).
PRODUTOR (a caminho da coxia): Que os Deuses do teatro nos ajudem!
ALEX (coçando a cabeça): Mas eu ainda não fiz a trilha das peças. Mal comecei a selecionar as músicas para Branca de Neve.
DIRETOR (dirigindo-se para sua cadeira): Improvisa Alex! Improvisa!
ALEX (sozinho no palco): Merda!!! No duplo sentido! (vai para a cabine de som)
DIRETOR (da sua cadeira): Todos apostos! AÇÃO!
Início da apresentação: Alex solta o off final de uma das peças já apresentadas pela companhia. Um exemplo seria: “E viveram felizes para sempre”.
ALEX: Desculpa diretor! Eu coloquei o cd da última peça que apresentamos.
DIRETOR: Alex, assista primeiro a cena e depois solte o som.
ALEX: Ok diretor!
DIRETOR: AÇÃO!!
Entra em cena a bruxa da Branca de Neve com um espelho na mão.
BRUXA: “Espelho, espelho meu... existe alguém mais bela do que eu?”
ESPELHO (Voz da Coxia): Sim Majestade! Branca de Neve!
BRUXA:  Branca de Neve?
ESPELHO: Sim! Branca de Neve é a mais bela dentre todas as moças do reino.
BRUXA: Como? Eu sou a mais bela!
ESPELHO: Não é!
BRUXA: Sou sim!
ESPELHO: Não é!
BRUXA: Sou sim!
ESPELHO: Não é!
BRUXA: Sou sim!
ESPELHO (gritando): Não é! Sua velha estúpida!
BRUXA: Ora... seu espelho esdrúxulo! Como se atreve?
ESPELHO: Bem... cá entre nós vossa majestade não tem mais quinze anos de idade...
BRUXA: Acho melhor você ficar quieto ou eu o transformo num mosaico, todo quebradinho. Então quer dizer que Branca de Neve é a mais bela? Pois será por pouco tempo. Jaison!?
LENHADOR (que sempre entra com sua serra elétrica levantada): Vossa majestade chamou?
BRUXA: Sim, lenhador. Tenho um trabalho muito importante para você. Quero que encontre Branca de Neve, arranque seu coração e o traga para mim.
LENHADOR: Arrancar o coração de Branca de Neve? Mas por quê?
BRUXA: Não me faça perguntas e ande logo. Quero o coração dela ainda hoje. Vá!
LENHADOR: Sim majestade. Com licença! (levanta a serra elétrica e sai)
BRUXA: Ahahhahahaha... vamos ver quem será a mais bela do reino! Ahahhahahaha.... (sai)
Entra em cena Cinderela e começa a varrer o chão. Para, debruça-se na vassoura e fala:
CINDERELA: Que saudade do meu papai!
Entra em cena aos risos a madrasta e suas duas filhas.
MADRASTA: Cinderela! Você já esfregou bem este chão?
CINDERELA: Sim madrasta! Acabei agora!
MADRASTA: Pois então vá limpar... vá limpar... (havendo somente árvores em cena...) esta árvore!
CINDERELA: Como eu limpo uma árvore madrasta?
MADRASTA: Sei lá! Improvisa! (Cinderela começa a passar um pano na árvore)
ANASTÁCIA (jogando sujeira no chão): Quando acabar, Cinderela, volte a esfregar o chão, pois continua sujo.
CINDERELA: Sim, Anastácia!
GRISELA: E depois vá dar uma olhada em nossos vestidos. Hoje a noite vamos ao baile que o Rei está oferecendo em seu castelo para escolher a futura esposa do príncipe, ou seja, a futura princesa.
CINDERELA: Sim, Grisela!
ANASTÁCIA: Não vejo a hora do príncipe me escolher como sua princesa!
GRISELA: Eu serei a escolhida do príncipe!
ANASTÁCIA: Ele vai escolher a mim!
GRISELA: A mim!
MADRASTA: Grisela, Anastácia... Parem com isso! O que importa é que ele vai escolher uma das duas. Ai! Vamos sair da miséria e morar num castelo lindo...
CINDERELA: Madrasta! Será que eu poderia ir também ao baile?
FILHAS: Ahahahahahahhahaha!!! Coitada!
MADRASTA: Cinderela... este baile é para moças finas e belas com vestidos deslumbrantes. Por acaso você tem um vestido para usar hoje a noite?
GRISELA: Ela não tem nem o vestido nem a beleza! Ahahahahah...
ANASTÁCIA: E de fina não tem nada! Aliás está bem grossa! Ahahahahahah....
MADRASTA: Bem... vamos nos aprontar! Precisamos arrumar os cabelos, colocar creme no rosto, fazer as unhas... Cinderela, ao terminar cuide do jardim! (sai)
GRISELA: Tchauzinho gata borralheira! Ahahahahaha... (sai)
ANASTÁCIA: E vê se para de comer as frutas das árvores se não vamos confundi-la com uma maçã de tão redonda! Ahahahahahah....  (sai)
CINDERELA (chorando): Como eu queria ir ao baile! Ah, se meu papai estivesse vivo!
Entra em cena o REI, pai da Bela Adormecida e a fada.      
PAI: Está tudo pronto para a festa de hoje a noite fada?
FADA: Sim vossa majestade!
CINDERELA (sem entender nada): Papai??
TODOS(elenco de dentro da coxia colocando apenas suas cabeças para fora): OH! O pai da Cinderela não morreu!!
PAI (sem jeito, sussurrando para todos): Eu sou o pai da Bela Adormecida, a princesa Aurora!
TODOS: Ah!!!!!! (Voltam para a coxia)
A atriz que faz Cinderela confusa e sem jeito, olha para o diretor na platéia. Ele a manda  continuar varrendo  o chão.
PAI (confuso com a cena): Então... está tudo pronto para o batizado da minha filha?
FADA: Sim. A princesa Aurora terá um lindo batizado e as fadas do reino vão presentear a princesa  com os dons da beleza, da bondade, da alegria, da inteligência e do amor.
PAI: Muito bem! Então eu vou indo que ainda tenho algumas providências a tomar. (sai rapidamente, confuso)
 FADA (olhando para o diretor e improvisando): Bem, acho que tenho um encanto a fazer por aqui.
DIRETOR: Isso!
FADA: (chamando a atenção de Cinderela) Olá Cinderela!
CINDERELA: (entrando na história): Uma fada madrinha! (lembra que tem que chorar e chora).
FADA: Não chore! Você irá ao baile! Eu transformarei suas roupas num lindo vestido, uma abóbora numa linda carruagem, um gato num cocheiro e um rato num belo cavalo. Certamente eu farei isso! De alguma forma e em algum momento. Basta apenas a luz baixar, a música entrar e... (olha para Alex. Alex solta uma música de coreografia famosa e todo elenco entra no palco e começa a  dançar.  A Fada não entende nada, mas aproveita para vestir Cinderela atrás da árvore. Ao final da música todos param na posição ensaiada. O diretor dá um grito e todos saem correndo de cena. A fada e a Cinderela continuam atrás da árvore.
DIRETOR: Alexxxxxxxxx!!!!!!!!
ALEX: Desculpa diretor!
DIRETOR: Por que cargas d´água você colocou a música da coreografia da peça que montamos há um ano atrás?
ALEX: É que eu não estou encontrando os cds e...
A Fada e a Cinderela aparecem em cena.
DIRETOR: Silêncio!
FADA: Bem... eh... você está pronta para ir ao baile Cinderela. Mas lembre-se... o encanto terminará à meia-noite.
CINDERELA: Obrigada Fada Madrinha!
FADA: Boa sorte Cinderela! (sai lentamente)
Cinderela fica em cena olhando para seu lindo vestido. Entra Branca de Neve fugindo do lenhador.
BRANCA DE NEVE: Socorro! O lenhador está atrás de mim. Preciso me esconder. Com licença! (esconde-se atrás da árvore) Entra o lenhador com sua serra elétrica na mão.
LENHADOR: Branca de Neve... (vendo Cinderela...) Aí está você! (Levantando a serra)
CINDERELA: Eu não sou a Branca de Neve. Eu sou a Cinderela!
LENHADOR: Ah nãoooo...
Entram  os dois anões e atravessam o palco cantando:
ANÕES: Eu vou... eu vou... pra casa agora eu vou... pararatimbum... pararatimbum... eu vou... eu vou, eu vou, eu vou...
Cinderela e o lenhador ficam sem ação no palco.O lenhador pergunta:
LENHADOR: Estes não são os anões?
CINDERELA: Sim! Pelo menos dois deles...
LENHADOR: Então Branca de Neve deve estar por perto! Preciso encontrá-la, matá-la e levar seu coração para a bruxa... Adeus! (levanta a serra elétrica  e sai gritando)
CINDERELA: Adeus lenhador! (o lenhador sai)
Branca de Neve sai de trás da árvore.
BRANCA DE NEVE: Ufa! Obrigada. E agora?
CINDERELA: Agora eu vou para o baile no castelo do príncipe. Minha madrasta e as filhas já devem estar lá.
BRANCA DE NEVE: Eu posso ir junto?
CINDERELA: Ah  não!   
Entram  os anões e atravessam o palco cantando:
ANÕES: Eu vou... eu vou... pra casa agora eu vou... pararatimbum... pararatimbum... eu vou... eu vou, eu vou, eu vou...
BRANCA DE NEVE: Anões? Anões esperem.... (sai atrás deles)
CINDERELA: Cuidado com o lenhador! (sai para o outro lado)
 Entra música da festa de Aurora para o pai e a fada entrarem em cena.  
PAI: A festa está linda Fada Flora. Minha filha tão pequenina e tão graciosa...
FADA: E terá todos os dons concedidos pelas fadas do reino...
Entra a bruxa empurrada por alguém...
BRUXA MALÉVOLA (sem jeito, começa a rir): Ahahahhahahah.... então estão dando uma festa e eu não fui convidada...
FADA: Bruxa Malévola!?
BRUXA MALÉVOLA: Como castigo... farei um feitiço: “Quando a princesa completar quinze anos espetará o dedo no fuso de uma roca e morrerá!” Ahahahahahah...
PAI: Fada Flora faça alguma coisa.
FADA: Eu ainda não dei meu presente à princesa... posso dar um jeito nisso: “A princesa não morrerá, dormirá um sono profundo até que o beijo de um príncipe a desperte.”
BRUXA MALÉVOLA: Ora sua... Veremos! Veremos! Solta um pum Ahahahhaah... (sai de cena)
PAI (com a mão no nariz): Eu ordeno que todos os fusos das rocas do reino sejam destruídos e que as fadas protejam a princesa! (sai)
FADA: Sim majestade! (sai)
Toca uma música de fundo para a entrada da madrasta e das filhas no baile do príncipe.     
MADRASTA: Nossa! (piscando para as filhas) Que castelo lindo!
GRISELA: Muito!
ANASTÁCIA: Muitíssimo!
MADRASTA: Mas onde está o príncipe?
Entra o príncipe em cena.
MADRASTA: Ali está ele! Como é lindo!
GRISELA: Muito!
ANASTÁCIA: Muitíssimo!
MADRASTA: Príncipe! (cumprimentando-o) Gostaria de apresentar minhas filhas, Grisela.
GRISELA: Encantada!     (o príncipe beija-lhe a mão)
MADRASTA: E Anastácia.
ANASTÁCIA: Encantadíssima! (quando ia beijar a mão de Anastácia, entra Cinderela e o príncipe larga sua mão para ir de encontro à mais bela da festa)
PRÍNCIPE (ao avistar Cinderela fica encantado): Com licença! (vai até o proscênio do palco para onde se dirige Cinderela). Permita-me... (beijando sua mão). A senhorita me concede o prazer desta dança?
CINDERELA: Sim.
Os dois preparam-se para dançar... olham para o operador de som. Ele solta um funk.
Os dois sem jeito começam a dançar.
Entra  o lenhador com sua serra elétrica.
LENHADOR: Branca de Neve... onde está você?
Todos se assustam e saem correndo menos o príncipe que continua dançando até ser cutucado pelo lenhador. Sai correndo então... Cinderela perde seu sapatinho de cristal. O lenhador pega o sapatinho na mão. O  príncipe volta.
PRÍNCIPE: Com licença, mas isto faz parte da minha história.
O lenhador fica sozinho em cena. Levanta a serra elétrica e sai gritando.
Entra em cena correndo... de um lado a Cinderela vindo do castelo e de outro Branca de Neve fugindo do lenhador. As duas se batem e caem no chão. Doloridas:
BRANCA DE NEVE: Ai! O que você está fazendo?
CINDERELA: Fugindo do lenhador.
BRANCA DE NEVE: Mas sou eu quem deve fugir do lenhador.
CINDERELA: Que horas são?
BRANCA DE NEVE: Mais de meia-noite!
CINDERELA: Então é por isso que eu estou vestida assim. (já com seu vestidinho brega)
De dentro da coxia escuta-se a madrasta gritando.
MADRASTA: Cinderela !!
CINDERELA: Ih... é a minha madrasta! Você precisa se esconder.
BRANCA DE NEVE: Onde?
CINDERELA: Adivinha!
Branca de Neve esconde-se atrás da árvore novamente. Entra a Madrasta e as duas filhas.
MADRASTA: Cinderela o que foi aquilo?
CINDERELA: Eu também não entendi. Mas que eu gostei... ah... gostei! (canta um pouco o funk e dança)
MADRASTA: Cinderela eu não estou falando do funk...
CINDERELA: Ah sim! Bem... eu posso explicar...
MADRASTA: Pois vá explicar limpando o chão, o jardim, a... a...a... a floresta e suas árvores!
Cinderela sai de cena chorando. As duas filhas ficam tentando dançar funk igual a Cinderela.
GISELA: Mamãe, se a gente aprender a dançar funk será que o príncipe vai gostar da gente também?
ANASTÁCIA: Aprende comigo Gisela! (canta e dança)
MADRASTA: Saiam da minha frente suas imprestáveis. Nem para conquistar um príncipe servem! (as duas saem de cena) Eu vou é costurar um vestido novo para mim. Talvez eu consiga conquistar algum rei por aí... (vai indo em direção a coxia. A Fada aparece)
FADA: Com licença senhora, mas todos os fusos das rocas do reino estão sendo confiscados para que a princesa Aurora não espete seu dedo no fuso da roca. Desculpe!
MADRASTA: Mas o que é isto? Eu não estou entendendo mais nada... é lenhador que aparece com um machado querendo matar uma tal de Branca de Neve, uma fada roubando meu fuso para que a tal da princesa Aurora não espete seu dedão... só falta agora aparecer na minha frente sete anõezinhos!Ah não...   
ANÕES: Eu vou... eu vou... pra casa agora eu vou... pararatimbum... pararatimbum... eu vou... eu vou, eu vou, eu vou...
MADRASTA: Dois??? Ah não! (neste momento os anões viram de lado e voltam cantando. A Madrasta sai correndo)  Socorro!!!! 
Cinderela volta a cena com uma vassoura. Branca de Neve sai de trás da árvore.
BRANCA DE NEVE: Ufa! Obrigada! E agora?
CINDERELA: Agora eu vou varrer este chão. Quer me ajudar?
BRANCA DE NEVE: Ah não!  
ANÕES (já cansados): Eu vou... eu vou... pra casa agora eu vou... pararatimbum... pararatimbum... eu vou... eu vou, eu vou, eu vou...
BRANCA DE NEVE: Anões? Anões esperem!  (sai atrás deles)
Cinderela vai varrendo e sai de cena. Entra a bruxa da Branca de Neve e o lenhador.
BRUXA: Jaison, onde está o coração de Branca de Neve?
LENHADOR: Está aqui. (mostra-lhe um coração de brinquedo)
BRUXA: Isto é um coração de brinquedo e pelo visto lhe custou apenas 1,99, pois nem o preço você foi capaz de tirar.
LENHADOR: Não? Ih! (pega o coração para ver e arranca o preço)
BRUXA: Onde está Branca de Neve?
LENHADOR: A Branca de Neve eu não sei. Mas a Cinderela eu já encontrei duas vezes.
BRUXA: Cinderela? Ora, eu não preciso de mais rivais nessa história. Ande! Vá cortar lenha que é só pra isso que você presta!
LENHADOR: Deixa comigo! (levanta a serra elétrica e sai).
BRUXA: Preciso saber se Branca de Neve ainda está viva. (pegando seu espelhinho no bolso)  “Espelho, espelho meu... existe alguém mais bela do que eu?”
ESPELHO (da coxia): Sim Majestade. Branca de Neve!
BRUXA: Ainda? Ainda viva? Eu já sei o que vou fazer. Branca de Neve provará da mais deliciosa maçã de sua vida, a mais deliciosa e a última. Ahahahaha... (sai de cena).
PAI: Fada Flora, minha filha, a princesa Aurora, está cada vez mais bela, mas o feitiço daquela bruxa Malévola me preocupa. Vocês, fadas, conseguiram tirar todos os fusos das rocas do reino?
FADA: Sim, majestade. Creio que sim.
Entra Branca de Neve correndo...
BRANCA DE NEVE: Com licença! Será que eu podia me esconder aqui? É que eu acho que o lenhador ainda está atrás de mim.
PAI: Quem?
BRANCA DE NEVE: É uma longa história. Eu posso me esconder aqui?
PAI: Sim. Esteja à vontade!
BRANCA DE NEVE: Onde?
O pai e a fada se olham e olham para Branca de Neve.
BRANCA DE NEVE: Brincadeirinha! Fui... (esconde-se atrás da árvore).
O pai olha para Fada como quem está querendo entender algo.
FADA: Dessa história eu não participo!
Entra a Bruxa da Branca de Neve vestida de senhora.
BRUXA: Por favor, senhor! Senhora! Vocês viram uma jovem branca por aí?
PAI (olhando para a cesta de maças): Fada Flora, ela está com uma cesta de maçãs... procurando uma jovem branca, branca que nem neve...
FADA (olhando a cesta também): Ah! Sim! É uma pobre senhora vendendo umas maçãs. Não senhora. Não vimos não.
BRUXA: Bem... se Branca de Neve não está aqui eu vou indo.
PAI: Adeus senhora!
FADA: Boa sorte com as maçãs! (a Bruxa sai).
BRANCA DE NEVE (saindo de trás da árvore): Ufa! Obrigada! E agora?
PAI: Agora nós vamos continuar a retirar os fusos das rocas do reino. Quer ir conosco?
BRANCA DE NEVE: Ah não!   
ANÕES: Eu vou... eu vou... pra casa agora eu vou... pararatimbum... pararatimbum... eu vou... eu vou, eu vou, eu vou...
BRANCA DE NEVE: Hihi! Fui...
O pai e a fada se olham e balançam a cabeça.
PAI: Vamos fada Flora! (sai)
FADA: Vamos! (sai)
DIRETOR: “PARÔ”! Arthur? Arthur? Quem é esta atriz que está fazendo a Branca de Neve?
ARTHUR (entrando em cena): Na verdade diretor... a atriz que faz a Branca de Neve não veio e aí...
DIRETOR: E aí você colocou uma “atriz” que não sabe nada da história da Branca de Neve, para fazer a Branca de Neve? Aliás, de uma coisa ela sabe... Que os anões fazem parte de sua história.
ARTHUR: Bem...
DIRETOR: Arthur, esta menina não foi pega pelo lenhador, invade a casa de todo mundo.... pelo o que eu estou vendo não vai morder a maçã envenenada e não será beijada pelo príncipe.Você pode me dizer, Arthur, onde está a história da Branca de Neve? E onde estão os outros cinco anões?
ARTHUR: Bem, diretor... tivemos que cortar os custos, o dinheiro da produção acabou.
DIRETOR: Arthur! Eu estou adorando!! É por aí! É por aí Arthur! Continuem!
ARTHUR: Com licença, diretor! Alex, a entrada do príncipe!
Alex solta um trote de cavalo.
Entra em cena, depois do som, o príncipe com o sapatinho de cristal na mão.
PRÍNCIPE: Eu preciso encontrar a dona desse sapatinho de cristal. Eu não vou desistir... nem que leve quinze anos... (sai de cena)
Neste momento entra o produtor com uma placa dizendo: “Quinze anos depois...”
Entra em cena de um lado o pai da princesa Aurora e de outro a Princesa.  
PAI: Aurora, minha  querida filha!
AURORA: Meu querido papaizinho.
PAI: Você é minha querida filha, minha querida Aurora!
AURORA: Meu querido papaizinho!
Entra a Fada.
FADA: “Queridos” prestem atenção! Já passa da meia-noite, nossa querida princesa já completou quinze anos e o feitiço não se realizou.
AURORA: É verdade papai. Eu não espetei o dedo no fuso de uma roca.
FADA: Talvez seja por que não há fusos nas rocas do reino princesa. Nós, as fadas, a mando de seu pai, retiramos todos que haviam.
PAI: O que importa agora minha querida, é que você está livre do feitiço daquela bruxa.
AURORA: Papai! (abraçam-se)
PAI: Fada Flora, precisamos dar a festa de quinze anos da minha querida filha, que não demos por conta do feitiço. Venha! Vamos providenciar os preparativos, os convites... quero a festa mais linda já vista no reino.
FADA: Claro, majestade. A princesa Aurora merece.  (saem)
Entra a bruxa da Branca de Neve vestida de senhora, já bem velha e corcunda.
BRUXA: Com licença jovem! Eu não pude deixar de escutar. Você está fazendo quinze anos?
AURORA: Sim. Por quê? Quem é a senhora?
BRUXA (para a platéia) : Aahhahahah... eu não consegui acabar com a Branca de Neve, mas esta não me escapa, se eu não posso mais ter quinze anos, ninguém terá! (para Aurora): Querida, aceita uma maça para ajudar uma pobre senhora?
AURORA: Claro! (comendo a maçã) Hum... Deliciosa! Mas está me dando um sono, estou ficando tão fraca... acho que vou desmaiar...  (cai no chão)
BRUXA: Ahahahahahahah.... (sai)
Entra o Rei.
PAI: Querida filha?!! Fada Floraaaaaaaaaa!!!!!!!!!
FADA: Sim Majestade? Oh! Princesa Aurora?
PAI: Fada o que está acontecendo com minha filha? Faça alguma coisa!
FADA: Majestade, olhe! (mostrando a maçã mordida no chão)
PAI: Ah não!!!!!!        
ANÕES: Eu vou... eu vou... pra casa agora eu vou... pararatimbum... pararatimbum... eu vou... eu vou, eu vou, eu vou...
ANÕES: Espere! Ela está adormecida porque comeu uma maçã envenenada?
PAI: Sim!
ANÕES: Precisamos levá-la daqui. Não se preocupem! Temos experiência no assunto! Vamos!
Saem todos.
Entra em cena a madrasta e as duas filhas. Todas sujas e cansadas.
MADRASTA: Chega! Eu não agüento mais varrer, passar, cozinhar, escovar...
GRISELA: Eu também estou exausta!
ANASTÁCIA: Exaustíssima!
MADRASTA: Desde que aquela imprestável da Cinderela espetou o dedo no fuso de uma roca... ela dorme feito uma porca!
GRISELA: Quinze anos dormindo! É uma preguiçosa!
ANASTÁCIA: Mamãe é melhor a gente contratar outra doméstica. Eu não agüento mais limpar!
GRISELA: Concordo! Eu não posso mais ver uma vassoura na minha frente...
MADRASTA: Tudo bem! Vamos contratar uma doméstica! Mas quem poderia trabalhar para nós?
Entra em cena Branca de Neve correndo. Fugindo do lenhador.
BRANCA DE NEVE: Com licença! Será que eu poderia me esconder aqui? Tem um lenhador atrás de mim e...
MADRASTA: Claro que pode! Aliás, você pode ficar aqui o tempo que quiser! Como você se chama?
BRANCA DE NEVE: Branca de Neve!
MADRASTA: Oh! Branca de Neve?! Muito bem Branca de Neve, você gostaria de morar conosco?
GRISELA: Mas mamãe e se aquela bruxa da maçã aparecer por aqui?
ANASTÁCIA: E se o lenhador ainda não a deixou escapar e vier atrás dela com aquela serra elétrica assustadora?
MADRASTA: Ora Grisela! Ora Anastácia! As coisas mudaram, o tempo passou... nada está como antes! Além disso, Branca de Neve precisa de nós e nós precisamos dela, não é mesmo?
BRANCA DE NEVE: Senhora? Eu aceito! Eu aceito morar com vocês.
MADRASTA: Ótimo! Então pegue esta vassoura e limpe o chão. Depois lave a louça, passe a roupa, corte a grama, tire o pó... mas antes de tudo vamos levar Cinderela a um lugar onde eu creio que ela devia estar esse tempo todo. (saem de cena).   
FECHA A CORTINA.
Ao abrir a cortina estão em cena: os anões, o pai e a fada com Aurora desmaiada em cima de uma mesa com flores. De outro lado a cinderela desmaiada com a madrasta, Anastácia, Grisela e Branca de Neve.
ANÕES: A princesa deve ficar aqui a espera do príncipe.
FADA: E quando ele chegar a beijará e ela acordará do sono eterno.
PAI: Minha querida filha!
MADRASTA: Parece que temos mais uma adormecida por aqui... (olhando para Aurora)
PAI: Quem são vocês?
FADA: Esta é Cinderela. Eu a conheço! O que aconteceu com ela?
GRISELA: Espetou o dedão no fuso de uma roca.
ANASTÁCIA: O fuso da  roca que você tirou lá de casa, lembra?
FADA: Eh... sim!
MADRASTA: Logo depois que você saiu, eu a segui e trouxe meu fuso de volta.
PAI: Então... o feitiço se realizou com outra jovem!
FADA: Sim. E pelo que vejo quem deveria comer a maçã, (olhando para Branca de Neve) hoje está no lugar de Cinderela, trabalhando feito escravo para essas três...
PAI: E minha filha está no lugar de Branca de Neve. Mordeu a maça envenenada...
GRISELA: Peraí... se está tudo diferente... quer dizer que o príncipe...
ANASTÁCIA:  Pode acabar escolhendo outra moça para casar...
GRISELA: Anastácia, é a nossa chance de ter um final feliz!
ANASTÁCIA: Felicíssimo!
Um barulho surge... é o operador de som que soltou um barulho de avião sem querer. Todos ficam imóveis sem entender nada.
MADRASTA: É o príncipe?
FADA: De avião?
PAI: Este é o genro que eu pedi a Deus!
OPERADOR DE SOM: Desculpem! (Solta o  trote de cavalo).
Entra o príncipe em cena.
TODOS: Ohhhhhhh!! O príncipe!!!
FADA: Creio que há muito trabalho para você por aqui, príncipe!
PRÍNCIPE: Desculpem, mas eu acabo de encontrar a dona do sapatinho de cristal. Depois de quinze anos eu finalmente encontrei a minha princesa!
Todos ficam perplexos, cochichando... tentando entender o que está acontecendo. Entra em cena a bruxa Malévola. Todos ficam espantados.
FADA: Bruxa Malévola? Precisamos de ajuda!
PAI: Ora sua malvada! Tentou enfeitiçar minha filha!
BRUXA MALÉVOLA: Esqueceram de mim, não é? Pois eu fiquei esperando o tal príncipe que Fada Flora disse que viria despertar a princesa Aurora do feitiço que eu a roguei. Mas quando finalmente o príncipe chegou, depois dos exatos quinze anos, ele estava à procura da dona do sapatinho de cristal... então não fiz cerimônia e experimentei o tal sapatinho e surpresa!? Coube direitinho nos meus lindos pezinhos. (mostra o sapatinho de cristal em seus pés)
BRANCA DE NEVE: Que história linda!
Todos olham para Branca de Neve com olhar de reprovação.
FADA: Bruxa Malévola você não se sairá bem nessa... ( começa a fazer um feitiço).
A Bruxa Malévola começa a ficar com sono, solta um pum e cai no chão. 
FADA (com a mão no nariz): Pronto! Agora ela teve exatamente o que queria. Ficará quinze anos à espera de um príncipe.
BRANCA DE NEVE (com a mão no nariz): Que romântico!
PRINCÍPE: Esperem! Eu ainda preciso de uma noiva!  (aproxima-se de Cinderela).Eu a estou reconhecendo... ela é a minha princesa! Cinderela! A dona do sapatinho de cristal! (beija-a)
Cinderela acorda. O Príncipe  a pega pela mão e os dois saem de cena.
GRISELA: Espera príncipe! Eu sou a sua princesa!  (Sai).
ANASTÁCIA: Não! Eu sou a sua princesa!  (Sai).
MADRASTA: Esperem pela mamãe filhinhas!   (Sai).
FADA: Finalmente o príncipe encontrou Cinderela...
PAI: E a minha querida filha? Como fica?
Entra em cena o lenhador vestido de príncipe.
LENHADOR: Com licença! (olha para o diretor que já estava desesperado com o final da trama. O diretor agradece o lenhador e manda prosseguir a peça).
BRANCA DE NEVE: Lenhador?
LENHADOR: Sim! Sou eu! Mas não se preocupe Branca de Neve. Eu dei um jeito naquela bruxa malvada e refiz minha vida. Hoje sou um príncipe! E como príncipe, vim salvar a princesa Aurora! (aproxima-se de Aurora e a beija. Ela acorda, ele lhe dá a mão e os dois saem de cena).
PAI: Oh! Minha querida filha Aurora! Espere pelo seu pai!  (Sai).
BRANCA DE NEVE: Que lindo! E agora?
FADA: Bem, agora a história termina!
BRANCA DE NEVE: E eu ficarei sozinha?
ANÕES: Ah não! (Começam a cantar e levar Branca de Neve com eles)
A Fada fica sozinha em cena.
FADA (falando para o público enquanto a cortina fecha): Como em toda história encantada... Tudo pode acontecer! O diretor sobe no palco, pede para abrirem a cortina. Chama o elenco e diz:
DIRETOR: Essa é a peça que vamos colocar em cartaz! CONFUSÃO ENCANTADA!
Todos juntos, inclusive o operador de som, cumprimentam o público.

FIM    

Nenhum comentário:

Postar um comentário