PROJETO DE LEITURA
“DECORANDO A ALMA COM SHAKESPEARE”
O
presente projeto de leitura, intitulado “Decorando a alma com Shakespeare” foi
realizado com os alunos das turmas A e B da 7ª série da Escola Estadual Profº.
Alberto Medaljon, sob orientação da professora Karen Schiller; tendo como
proposta fundamental despertar no aluno o interesse à leitura, bem como
torná-lo autor da construção do conhecimento, desenvolvendo sua competência
textual.
Ao
longo do bimestre, os alunos, durante as aulas de Língua portuguesa, tiveram
contato com o mundo literário, em particular com um dos maiores poetas e
dramaturgos da história: William Shaskespeare. Deste, conheceram a obra teatral
“Sonho de uma noite de verão”, alguns poemas e sábias frases.
O
hábito da leitura é essencial para a prática de produção de texto, sendo assim,
o propósito deste trabalho foi acima de tudo criar condições para que tais
atividades se desenvolvam de modo eficiente e produtivo, tornando a
aprendizagem mais eficaz e agradável.
Cronograma
das atividades desenvolvidas:
Data
|
Atividade
|
1º
de
agosto
|
Apresentação
do projeto (livro e breve biografia do autor)
Foi solicitado que
cada aluno trouxesse informações sobre a biografia de Shakespeare para
próxima aula.
|
03
de agosto
|
Vida
e obra de Shakespeare
Foi
elaborada uma síntese da vida e obra do autor pela turma.
Foram
lidos alguns poemas e frases do autor.
|
06
de agosto
|
Poema
“Manual de sobrevivência” de Shakespeare
Foi entregue para
cada dupla e trabalhado o sentido figurado das palavras, a conotação no
poema.
|
08
de agosto
|
Sinopse
do livro “Sonho de uma noite de verão”
Entendimento
do que é uma sinopse. Foram conhecidos os personagens da história a ser lida.
|
10
de agosto
|
Início
da leitura do livro “Sonho de uma noite de verão”
Leitura
feita pela professora em círculo. Foi entregue um dicionário que passava de
mão em mão para que todos alunos procurassem uma palavra desconhecida quando
esta surgia durante a leitura da obra.
|
De
13 à 24 de agosto
|
Leitura
da obra ora em círculo na sala de aula, ora em fila, ora no pátio; realizada
tanto pela professora quanto pelos alunos.
Ortografia
e semântica das palavras desconhecidas.
Os
alunos não só procuravam a palavra no dicionário, mas também indicavam o contexto
em que ela aparecia na história: qual personagem a pronunciou, para quem e em
que circunstância.
|
27
de agosto
|
Assistimos
o filme “Sonho de uma noite de verão”, do diretor Michael Hoffman. Duração de
2 aulas.
|
29
de agosto
|
Foi
apresentado aos alunos o formato em que deveria ser entregue o trabalho que
acumulou ao longo do mês 15 páginas.
O
TRABALHO IMPRESSO:
1ª página: capa com
uma foto de William Shakespeare. Nome do trabalho:
DECORANDO
A ALMA COM SHAKESPEARE
2ª página: Índice
ÍNDICE
A vida do autor
.............................................................................................
03
A obra do autor
............................................................................................
04
Poesia de Shakespeare
“Manual de sobrevivência” ....................................... 05
Conotação no poema: O
sentido figurado da palavra .................................... 06
O que é sinopse
............................................................................................
07
Sinopse da obra
“Sonho de uma noite de verão” ........................................... 08
Os personagens da
história
............................................................................
09
Vocabulário de
Shakespeare ..................................................................
10 e 11
O contexto da palavra
...................................................................................
12
O que é resumo
............................................................................................
13
Resumo da obra “Sonho
de uma noite de verão” ........................................... 14
Frases selecionadas
de William Shakespeare ................................................. 15
|
31
de agosto
|
Entrega
do trabalho!!
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário