sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Síntese das escolas literárias até o século XIX por Karen Schiller


ERA MEDIEVAL    -     Séc. XII a XV
ERA CLÁSSICA        -        Séc. XVI a XVIII
ERA ROMÂNTICA        -        Séc. XIX  (XX →Modernismo)
TROVADORISMO
1189 - 1434
HUMANISMO
1434 - 1527
CLASSICISMO
1527 - 1580
BARROCO
1580 - 1756
NEOCLASSICISMO
1756 - 1825
ROMANTISMO
1825 - 1865
REAL/NATURALIS
1865 - 1890
PARNASIANISMO
BRASIL:1881-93
SIMBOLISMO
BRASIL:1893-1902
* FÉ
* GALEGO-PORTUGUÊS
* FEUDALISMO
*TEOCENTRISMO
*TROVADORES
*CANTIGAS DE AMIGO (REALISTA, EU-LÍRICO:MULHER À ESPERA DO AMADO)
*CANTIGAS DE AMOR (IDEALISTA- EU-LÍRICO MASCULINO, COITA, AMOR IMPOSSÍVEL
*CANTIGA DE ESCÁRNIO (INDIRETA, IRÔNICA)
*CANTIGA DE MALDIZER (DIRETA, AGRESSIVA)
*NOVELAS DE CAVALARIA
*VIDA NA CORTE
*PODER DA IGREJA
*SEM IMPRENSA, CANCIONEIROS
*DIVERSIDADE MÉTRICA
*PARALELISMO
*REFRÕES: REPETIÇÃO DE 1 OU MAIS VERSOS NO FINAL DA ESTROFE.

* RAZÃO
* NAVEGAÇÃO
* MERCANTILISMO
ANTROPOCENTRISMO
*SURGE  BURGUESIA
*IMPRENSA
TEATRO:GIL VICENTE
AUTOS(MISTÉRIOS, MILAGRES) FARSAS (HUMANAS, SOCIAIS)
*PROSA HISTORIOGRÁFICA: FERNÃO LOPES
*POESIA SEPARA-SE DA MÚSICA:POETA
*POESIA PALACIANA
*MEDIDA VELHA: REDONDILHOS MENORES=5 E REDONDILHOS MAIORES=7
*MOTE GLOSADO
(TEMA DESENVOLVIDO NA GLOSA ATRAVÉS DE VOLTAS COM UMA CAUDA)
*RETOMADA DA CULTURA CLÁSSICA  GRECO- E ROMANA
* BIFRONTISMO:
CARACTERÍSTICAS MEDIEVAIS X RENASCENTISTAS
*NEOPLATONISMO (MULHER CARNALIZA-SE NÃO É MAIS ESPIRITUAL)

RENASCIMENTO (Movimento intelectual e artístico inventado pelos europeus para voltar a arte e cultura greco-romana – predomínio da razão sobre a emoção: imitação dos clássicos) Início em 1510, preparado pelo Humanismo, compreende os 3 períodos da era clássica
*RAZÃO
*APOGEU DA NAÇÃO
* UFANISMO
*IDEAL ESTÉTICO: EPOPÉIAS
*MEDIDA NOVA:10
*FORMAS FIXAS: SONETOS,OITAVAS
*CLAREZA E OBJETIVIDADE
*EQUILÍBRIO E HARMONIA
*FUSIONISMO:
DEUSES X SANTOS
*VEROSSIMILHANÇA (AVERDADE ERA O RACIONAL QUE ERA O BELO)
*CAMÕES ESCREVE “OS LUSÍADAS” (RELATA O CAMINHA PARA AS ÍNDIAS DE VASCO DA GAMA)
* RAZÃO X FÉ
*REFORNA PROTESTANTE
*CONTRA-REFORNA / CENSURA
*BIFRONTISMO, TENTA CONCILIAR VALORES MEDIEVAIS (FÉ) COM IDEIAS RENASCENTISTAS (RAZÃO)
*PESSIMISMO
*FEÍSMO
*FUGACIDADE
*FORMA CONTURBADA (ATÍTESES, PARADOXOS, METÁFORAS...)
*CULTISMO
*CONCEPTISMO
* EXAGEROS, MAU GOSTO
*CONFLITO CORPO X ALMA
*GREGÓRIO DE MATOS GUERRA: BOCA DO INFERNO
POESIAS:BRASIL
Religiosas: HOMEM PERDE PERDÃO A DEUS, Amorosa: GRACIOSA E ERÓTICA: BREVIDADE DA VIDA e Satírica: ASPECTOS VIDA COLONIAL
* RAZÃO
* RECUSA OS EXAGEROS DO BARROCO
ARCÁDIA LUSITANA
*ILUMINISMO (VALORES E VERDADES ILUMINADOS PELA LUZ DA CIÊNCIA E DA RAZÃO)
*EQUILÍBRIO E SABEDORIA DA ANTIGUIDADE
CONVENCIONALISMO
* SIMPLICIDADE
*IMITAÇÃO DOS CLÁSSICOS
*BUCOLISMO (NATUREZA E PASTORES)
*AUSÊNCIA DE SUBJETIVIDADE
*ACADEMIAS BOCAGE(PORTUGAL)
PSEUDÔNIMO PASTORIL: ELMANO SADINO. POETA PRÉ-ROMÂNTICO.
*LÍRICOS BRASIL.
*CLÁUDIO MANUEL DA COSTA *TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA *SILVA ALVARENGA
*PROSA INDIANISTA:
BASÍLIO DA GAMA “O URAGUAI” E SANTA RITA DURÃO “CARAMURU”
*EMOÇÃO
*LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE
*SUBJETIVISMO
*LIBERDADE DE EXPRESSÃO, FORMA
*ESCAPISMO:SONHOS, IMAGINAÇÃO,MORTE COMO SOLUÇÃO,
NATUREZA NÃO CORROMPIDA,
SOLIDÃO
*NACIONALISMO “ÍNDIO”=BOM, BONITO E FORTE
*MEDIEVALISMO
*RELIGIOSIDADE CRISTÃ
*PASSADO PESSOAL
* IDEALIZAÇÃO DO AMOR E DA MULHER
*ROMANCES ROMÂNTICOS (FINAL FELIZ): URBANO, REGIONALISTA, HISTÓRICO, INDIANISTA.
* TEATRO:
MARTINS PENA
*POESIA: GONÇALVES DIAS, CASTRO ALVES...(VERSOS LIVRES E BRANCOS)
*PROSA: JOSÉ DE ALENCAR (SENHORA,IRACEMA)
JOAQUIM MANUEL DE MACEDO (A MORENINHA)
*RAZÃO
*ARTE DA SOCIEDADE BURGUESA EM ASCENSÃO
*CAPITALISMO
*REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
*PROLETARIADO
*REALIDADE PRESENTE NÃO IDEALIZADA
*CRÍTICA AO HOMEM E A SOCIEDADE, DIFERENÇAS SOCIAIS
*OBJETIVISMO
*RACIONALISMO
* DESCRIÇÃO
*NATURALISMO:
O HOMEM É UM ANIMAL SUJEITO À INFLUÊNCIA DO MEIO SOCIAL E PASSÍVEL DE SER ESTUDADO CIENTIFICAMENTE
*POSITIVISMO: O CONHECIMENTO ESTÁ NOS FATOS OBSERVADOS
*DETERMINISMO:
CAUSA – EFEITO
MACHADO DE ASSIS: “MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS”, “QUINCAS BORBA”,
“DOM CASMURRO”
Realismo em Poesia
*SURGE NA FRANÇA COMO REAÇÃO À POESIA ROMÂNTICA
* CORRESPONDE AO REALISMO.
*ARTE PELA ARTE
*RETORNO AO CLASSICISMO MAS DANDO MAIS IMPORTÂNCIA À DESCRIÇÃO QUE À ANÁLISE
*RIGIDEZ FORMAL
*SONETOS
*VERSOS ALEXANDRINOS=12
*VOCABULÁRIO ERUDITO
*IMPESSOALIDADE
*OBJETIVIDADE
*ESTETICISMO (PERFEIÇÃO FORMAL DA POESIA)
*EXOTISMO
*MITOLOGIA GRECO-ROMANA
* ALBERTO DE OLIVEIRA (natureza)
*OLAVO BILAC (mitologia, natureza, amor sensual, pátria)
*RAIMUNDO CORREIA (melancolia da existência, a natureza)
Romantismo em Poesia
*REAÇÃO AO DESCRITIVISMO PARNASIANO
*VOLTA AO SUBJETIVISMO ROMÂNTICO MAS DE UM MODO MAIS PROFUNDO, BUSCANDO CAPTAR OS FENÔMENOS DA MENTE, INDEPENDENTE DA LÓGICA DAS PALAVRAS.
*PREDOMINÂNCIA DA EMOÇÃO
*O POETA NÃO DIZ, SUGERE
*POESIA COMO RITUAL RELIGIOSO
*CORES, MUSICALIDADE: ALITERAÇÕES, ASSONÂNCIAS
*ESPIRITUALISMO, MISTICISMO, MISTÉRIO
*VAGO, OBSCURO
*METÁFORAS
*SINESTESIA: FUSÃO DOS SENTIDOS
POESIA BRASIL:
CRUZ E SOUSA
E ALPHONSUS DE GUIMARÃENS

BRASIL: ERA MEDIEVAL
BRASIL: ERA COLONIAL (QUINHENTISMO/BARROCO/ARCADISMO)
BRASIL: ERA NACIONAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário