ERA
MEDIEVAL - Séc. XII a XV
|
ERA CLÁSSICA
- Séc. XVI a XVIII
|
ERA ROMÂNTICA
- Séc. XIX (XX
→Modernismo)
|
||||||
TROVADORISMO
1189 - 1434
|
HUMANISMO
1434 - 1527
|
CLASSICISMO
1527 - 1580
|
BARROCO
1580 - 1756
|
NEOCLASSICISMO
1756 - 1825
|
ROMANTISMO
1825 - 1865
|
REAL/NATURALIS
1865 - 1890
|
PARNASIANISMO
BRASIL:1881-93
|
SIMBOLISMO
BRASIL:1893-1902
|
* FÉ
*
GALEGO-PORTUGUÊS
*
FEUDALISMO
*TEOCENTRISMO
*TROVADORES
*CANTIGAS
DE AMIGO (REALISTA, EU-LÍRICO:MULHER À ESPERA DO AMADO)
*CANTIGAS
DE AMOR (IDEALISTA- EU-LÍRICO MASCULINO, COITA, AMOR IMPOSSÍVEL
*CANTIGA
DE ESCÁRNIO (INDIRETA, IRÔNICA)
*CANTIGA
DE MALDIZER (DIRETA, AGRESSIVA)
*NOVELAS
DE CAVALARIA
*VIDA
NA CORTE
*PODER
DA IGREJA
*SEM
IMPRENSA, CANCIONEIROS
*DIVERSIDADE
MÉTRICA
*PARALELISMO
*REFRÕES:
REPETIÇÃO DE 1 OU MAIS VERSOS NO FINAL DA ESTROFE.
|
* RAZÃO
*
NAVEGAÇÃO
*
MERCANTILISMO
ANTROPOCENTRISMO
*SURGE BURGUESIA
*IMPRENSA
TEATRO:GIL
VICENTE
AUTOS(MISTÉRIOS,
MILAGRES) FARSAS (HUMANAS, SOCIAIS)
*PROSA
HISTORIOGRÁFICA: FERNÃO LOPES
*POESIA
SEPARA-SE DA MÚSICA:POETA
*POESIA
PALACIANA
*MEDIDA
VELHA: REDONDILHOS MENORES=5 E REDONDILHOS MAIORES=7
*MOTE
GLOSADO
(TEMA
DESENVOLVIDO NA GLOSA ATRAVÉS DE VOLTAS COM UMA CAUDA)
*RETOMADA
DA CULTURA CLÁSSICA GRECO- E ROMANA
*
BIFRONTISMO:
CARACTERÍSTICAS
MEDIEVAIS X RENASCENTISTAS
*NEOPLATONISMO
(MULHER CARNALIZA-SE NÃO É MAIS ESPIRITUAL)
|
RENASCIMENTO (Movimento
intelectual e artístico inventado pelos europeus para voltar a arte e cultura
greco-romana – predomínio da razão sobre a emoção: imitação dos clássicos)
Início em 1510, preparado pelo Humanismo, compreende os 3 períodos da era
clássica
*RAZÃO
*APOGEU
DA NAÇÃO
*
UFANISMO
*IDEAL
ESTÉTICO: EPOPÉIAS
*MEDIDA
NOVA:10
*FORMAS
FIXAS: SONETOS,OITAVAS
*CLAREZA
E OBJETIVIDADE
*EQUILÍBRIO
E HARMONIA
*FUSIONISMO:
DEUSES
X SANTOS
*VEROSSIMILHANÇA
(AVERDADE ERA O RACIONAL QUE ERA O BELO)
*CAMÕES
ESCREVE “OS LUSÍADAS” (RELATA O CAMINHA PARA AS ÍNDIAS DE VASCO DA GAMA)
|
* RAZÃO X FÉ
*REFORNA PROTESTANTE
*CONTRA-REFORNA
/ CENSURA
*BIFRONTISMO,
TENTA CONCILIAR VALORES MEDIEVAIS (FÉ) COM IDEIAS RENASCENTISTAS (RAZÃO)
*PESSIMISMO
*FEÍSMO
*FUGACIDADE
*FORMA
CONTURBADA (ATÍTESES, PARADOXOS, METÁFORAS...)
*CULTISMO
*CONCEPTISMO
*
EXAGEROS, MAU GOSTO
*CONFLITO
CORPO X ALMA
*GREGÓRIO
DE MATOS GUERRA: BOCA DO INFERNO
POESIAS:BRASIL
Religiosas:
HOMEM PERDE PERDÃO A DEUS, Amorosa: GRACIOSA E ERÓTICA: BREVIDADE DA VIDA e Satírica:
ASPECTOS VIDA COLONIAL
|
* RAZÃO
*
RECUSA OS EXAGEROS DO BARROCO
ARCÁDIA
LUSITANA
*ILUMINISMO
(VALORES E VERDADES ILUMINADOS PELA LUZ DA CIÊNCIA E DA RAZÃO)
*EQUILÍBRIO
E SABEDORIA DA ANTIGUIDADE
CONVENCIONALISMO
*
SIMPLICIDADE
*IMITAÇÃO
DOS CLÁSSICOS
*BUCOLISMO
(NATUREZA E PASTORES)
*AUSÊNCIA
DE SUBJETIVIDADE
*ACADEMIAS
BOCAGE(PORTUGAL)
PSEUDÔNIMO
PASTORIL: ELMANO SADINO. POETA PRÉ-ROMÂNTICO.
*LÍRICOS
BRASIL.
*CLÁUDIO
MANUEL DA COSTA *TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA *SILVA ALVARENGA
*PROSA
INDIANISTA:
BASÍLIO
DA GAMA
“O URAGUAI” E SANTA RITA DURÃO “CARAMURU”
|
*EMOÇÃO
*LIBERDADE,
IGUALDADE E FRATERNIDADE
*SUBJETIVISMO
*LIBERDADE
DE EXPRESSÃO, FORMA
*ESCAPISMO:SONHOS,
IMAGINAÇÃO,MORTE COMO SOLUÇÃO,
NATUREZA
NÃO CORROMPIDA,
SOLIDÃO
*NACIONALISMO
“ÍNDIO”=BOM, BONITO E FORTE
*MEDIEVALISMO
*RELIGIOSIDADE
CRISTÃ
*PASSADO
PESSOAL
*
IDEALIZAÇÃO DO AMOR E DA MULHER
*ROMANCES
ROMÂNTICOS (FINAL FELIZ): URBANO, REGIONALISTA, HISTÓRICO, INDIANISTA.
*
TEATRO:
MARTINS
PENA
*POESIA:
GONÇALVES DIAS, CASTRO ALVES...(VERSOS LIVRES E BRANCOS)
*PROSA:
JOSÉ DE ALENCAR (SENHORA,IRACEMA)
JOAQUIM
MANUEL DE MACEDO
(A MORENINHA)
|
*RAZÃO
*ARTE
DA SOCIEDADE BURGUESA EM ASCENSÃO
*CAPITALISMO
*REVOLUÇÃO
INDUSTRIAL
*PROLETARIADO
*REALIDADE
PRESENTE NÃO IDEALIZADA
*CRÍTICA
AO HOMEM E A SOCIEDADE, DIFERENÇAS SOCIAIS
*OBJETIVISMO
*RACIONALISMO
*
DESCRIÇÃO
*NATURALISMO:
O
HOMEM É UM ANIMAL SUJEITO À INFLUÊNCIA DO MEIO SOCIAL E PASSÍVEL DE SER
ESTUDADO CIENTIFICAMENTE
*POSITIVISMO:
O CONHECIMENTO ESTÁ NOS FATOS OBSERVADOS
*DETERMINISMO:
CAUSA
– EFEITO
MACHADO
DE ASSIS:
“MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS”, “QUINCAS BORBA”,
“DOM
CASMURRO”
|
Realismo em
Poesia
*SURGE
NA FRANÇA COMO REAÇÃO À POESIA ROMÂNTICA
*
CORRESPONDE AO REALISMO.
*ARTE
PELA ARTE
*RETORNO
AO CLASSICISMO MAS DANDO MAIS IMPORTÂNCIA À DESCRIÇÃO QUE À ANÁLISE
*RIGIDEZ
FORMAL
*SONETOS
*VERSOS
ALEXANDRINOS=12
*VOCABULÁRIO
ERUDITO
*IMPESSOALIDADE
*OBJETIVIDADE
*ESTETICISMO
(PERFEIÇÃO FORMAL DA POESIA)
*EXOTISMO
*MITOLOGIA
GRECO-ROMANA
*
ALBERTO DE OLIVEIRA (natureza)
*OLAVO
BILAC (mitologia, natureza, amor sensual, pátria)
*RAIMUNDO
CORREIA (melancolia
da existência, a natureza)
|
Romantismo em Poesia
*REAÇÃO AO DESCRITIVISMO
PARNASIANO
*VOLTA
AO SUBJETIVISMO ROMÂNTICO MAS DE UM MODO MAIS PROFUNDO, BUSCANDO CAPTAR OS
FENÔMENOS DA MENTE, INDEPENDENTE DA LÓGICA DAS PALAVRAS.
*PREDOMINÂNCIA
DA EMOÇÃO
*O
POETA NÃO DIZ, SUGERE
*POESIA
COMO RITUAL RELIGIOSO
*CORES,
MUSICALIDADE: ALITERAÇÕES, ASSONÂNCIAS
*ESPIRITUALISMO,
MISTICISMO, MISTÉRIO
*VAGO,
OBSCURO
*METÁFORAS
*SINESTESIA:
FUSÃO DOS SENTIDOS
POESIA
BRASIL:
CRUZ
E SOUSA
E
ALPHONSUS DE GUIMARÃENS
|
BRASIL: ERA MEDIEVAL
|
BRASIL: ERA COLONIAL (QUINHENTISMO/BARROCO/ARCADISMO)
|
BRASIL: ERA NACIONAL
|
sexta-feira, 31 de agosto de 2012
Síntese das escolas literárias até o século XIX por Karen Schiller
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário