sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Aula com anedota


GÊNERO TEXTUAL
1.        Anedota
Uma piada ou anedota é uma breve história, de final engraçado e às vezes surpreendente, cujo objetivo é provocar risos ou gargalhadas em quem a ouve ou lê. É um recurso humorístico utilizado na comédia e também na vida cotidiana.
Exemplo:
De manhã, o pai bate na porta do quarto do filho:
- Acorda meu filho. Acorda, que está na hora de você ir para o colégio.
Lá de dentro, o filho responde:
- Ah! Eu hoje não vou para o colégio. E não vou por três motivos: primeiro, porque eu estou com muito sono; segundo, porque eu detesto aquele colégio; terceiro, porque eu não agüento mais aqueles meninos.
E o pai responde lá de fora:
- Você tem que ir. E tem que ir, exatamente por três motivos: primeiro, porque você tem um dever a cumprir; segundo, porque você já tem 45 anos e terceiro, porque você é o diretor do colégio.

Exercícios:
1.    Explique porque este texto pode ser chamado de anedota.
Porque é uma história curta, de final engraçado e provoca risos.
2.    O que torna o texto engraçado?
O fato do filho ter 45 anos de idade e ser o diretor da escola.
3.    No trecho “Acorda que está na hora de você ir para o colégio”, a palavra sublinhada estabelece relação de:
(    ) adição            (    ) alternância     (    ) conclusão         ( x  ) explicação
4.    Destaque do texto passagens com discurso direto:
- Acorda meu filho...
- Ah! ...
- Você tem que ir...
5.    Retire do texto a interjeição.   Ah!
6.    Retire os substantivos do texto.
Pai, porta, quarto, filho, hora, colégio, motivos, sono, meninos, anos, diretor.
7.    Dos substantivos destacados, quais são antecedidos de artigos?
O pai,  o filho, o colégio, o diretor.
8.    Identifique a classificação morfológica dos termos que antecedem os outros substantivos.
Na porta – na = preposição (em + a)
Do quarto – do = preposição (de + o)
Do filho – do = preposição
Meu filho – meu = pronome possessivo
Na hora – na = preposição (em + a)
Para o colégio – para = preposição
Três motivos – três = numeral
Muito sono – muito = pronome adjetivo indefinido (adjetivo porque acompanha o substantivo)
Aqueles meninos – aqueles = pronome demonstrativo
Do colégio – do = preposição (de + o)




Para próxima aula: Trazer uma anedota




Profª Karen Schiller

Nenhum comentário:

Postar um comentário