SIMULADO –
2º BIMESTRE – 1º ANO
Professora
Karen Schiller
DISCIPLINA: REDAÇÃO DATA: ________________
ALUNO (A):
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JOÃO E MARIA
Agora eu era o
herói
E o meu cavalo só
falava inglês
A noiva do cowboy
Era você, além das
outras três
Eu enfrentava os
batalhões
Os alemães e seus
canhões
Guardava o meu
bodoque
E ensaiava um rock
para as matinês
Agora eu era o rei
Era o bedel e era
também juiz
E pela minha lei
A gente era
obrigado a ser feliz
E você era a
princesa que eu fiz coroar
E era tão linda de
se admirar
E andava nua pelo
meu país
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Não, não fuja não
Finja que agora eu
era o seu brinquedo
Eu era o seu pião
O seu bicho
preferido
Vem, me de a mão
A gente agora já
não tinha medo
No tempo da maldade
Acho que a gente
nem tinha nascido
Agora era fatal
Que o faz – de –
conta terminasse assim
Pra lá deste
quintal era uma noite que
Não tem mais fim
Pois você sumiu no
mundo sem me avisar
E agora eu era um
louco a perguntar
O que é que a vida
vai fazer de mim.
Chico Buarque de
Holanda
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QUESTÕES DE MÚLTIPLA
ESCOLHA
QUESTÃO 1 - O tempo desta
narrativa é marcado por um agora, que indica uma ocorrência concomitante
(simultânea) com o momento da fala. Mas o tempo verbal, em vez do esperado
presente (agora eu sou), é o
imperfeito (agora eu era). Neste
caso o tempo imperfeito indica:
A. ( ) uma impressão de fantasia assim como o
“era uma vez...” do universo do faz-de-conta.
B. ( ) tudo que o narrador-personagem já foi.
C. ( ) a realização do sonho do personagem de
ser rei e coroar sua amada.
D. ( ) um passado de fantasias em contraste
com a presente realidade.
E. ( ) ações realizadas no presente “agora”.
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QUESTÃO 2 – A narrativa de Chico Buarque é contada por um
narrador:
A. ( ) onisciente seletivo (foco num
personagem)
B. ( ) onisciente
múltiplo (foco em mais de um personagem)
C. ( )
personagem intruso (não está envolvido na história)
D. ( ) personagem
protagonista
E. ( ) personagem
testemunha
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QUESTÃO 3 – Na narrativa de Chico Buarque, a moça
mencionada é vista como personagem:
A. ( ) Plano.
Inicia e termina a narrativa sem alteração.
B. ( ) Redondo.
Tem profundidade psicológica, é complexo.
C. ( )
Antagonista. É visto como o anti-herói da narrativa.
D. ( )
Protagonista passivo. Participa da narrativa sem interferir.
E. ( )
Protagonista. Visto como herói da narrativa.
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QUESTÃO 4 – Na terceira estrofe
fica implícito que:
A. ( ) o narrador deixa de ser personagem
animado para virar um objeto “brinquedo” de sua amada.
B. ( ) o narrador perde a postura de
segurança e controle sobre a situação e assume a condição de alguém que
solicita a participação da amada no jogo construído por ele.
C. ( ) a narrativa não terá um final feliz, pois
o personagem foi destituído do trono e acabou virando um pobre pião.
D. ( ) o tempo na narrativa passa a ser real,
presente. Sem relação com o passado imaginário do narrador.
E. ( ) tanto o narrador quanto sua amada não
têm medo das maldades do mundo.
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QUESTÃO 5 – Na quarta estrofe
há uma mudança de clima. Assinale a alternativa que especifica esta mudança:
A. ( ) Na terceira estrofe o narrador pede a
sua amada para não deixá-lo, já na quarta estrofe o clima é de conformação. O
personagem assume sua realidade e esquece a fuga da amada.
B. ( ) A quarta estrofe apresenta um clima de
euforia, contrário ao clima de desespero presente nas outras estrofes.
C. ( ) Na quarta estrofe, o clima de euforia
das duas primeiras estrofes é radicalmente alterado. Segundo o narrador, era
inevitável que a brincadeira (faz-de-conta)
terminasse como acabou (assim).
D. ( ) A mudança de clima se dá na terceira
estrofe, quando o narrador deixa de ser rei. A quarta estrofe só intensifica
o desespero do personagem.
E. ( ) O clima
presente na quarta estrofe é o mesmo apresentado nas duas primeiras. A
mudança se dá na terceira estrofe.
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QUESTÃO 6 – “Pra lá deste quintal era uma noite que
não tem mais fim”. A forma “era”
(imperfeito) indica um evento concomitante com a forma “tem” (presente). Sob o ponto de vista do plano da realidade e do
plano da ficção, interpretamos essa aparente contradição da seguinte forma:
A. ( ) No plano
da ficção é noite em seu quintal e ele espera que a realidade não traga o
sol.
B. ( ) Longe de
seu quintal é noite, mas na ficção faz sol em seu quintal.
C. ( ) O plano
da ficção estende-se ao plano da realidade.
D. ( ) No plano
da ficção era noite que não tinha fim mas no plano da realidade a
noite tem fim.
E. ( ) “Lá”
refere-se a ficção vivida por ele, onde a noite não tinha fim, o quintal, o
traz para realidade clara e ensolarada.
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QUESTÃO 7 – O motivo que leva o narrador a perguntar: “o
que é que a vida vai fazer de mim” é:
A. ( ) a falta
de controle da situação e dos acontecimentos, pois já não consegue viver
longe da ficção, onde sua amada não fugia.
B. ( ) a
preocupação com o futuro real.
C. ( ) a
preocupação com o que acontecerá com ele na ficção.
D. ( ) o final
do faz-de-conta.
E. ( ) a falta
de controle da situação real, pois já não consegue viver longe da fantasia, e
a falta de controle dos acontecimentos na ficção, pois não consegue impedir o
abandono da amada.
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QUESTÃO 8 – A compreensão
global do texto autoriza-nos a firma que:
A. ( ) o mundo da ficção é mais favorável do que
o da realidade, já que um não interfere no outro.
B. ( ) entre a realidade e a ficção é
preferível a realidade, já que sobre ela nós temos controle.
C. ( ) entre a realidade e a ficção não existem
fronteiras tão definidas, já que dados de um plano podem reproduzir-se no
outro.
D. ( ) o medo da realidade nos impede de
desfrutá-la.
E. ( ) nada existe fora do domínio da
fantasia.
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Ola professora Karen muito legal essa sua avaliação. Por acaso você não teria o gabarito? srsrs
ResponderExcluirAbraços
Elisangela